Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.ProcessosDeDesenvolvimentoDeSoftwareLivrer1.13 - 30 Oct 2019 - 20:38 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Um processo de desenvolvimento aparentemente caótico


Reis, Christian, and Renata Pontin de Mattos Fortes. "Caracterização de um modelo de processo para projetos de software livre." São Carlos, SP (2001): 26. Disponível em < https://www.researchgate.net/profile/Renata_Fortes/publication/35225451_Caracterizacao_de_um_processo_de_software_para_projetos_de_software_livre/links/00b7d53c3b538389c0000000.pdf >. Acesso em 3 abr. 2017.


Apesar de apresentarem alta confiabilidade, evolução rápida, e uma comunidade produtiva [11,12,13], os projetos de software livre apresentam um processo de desenvolvimento aparentemente caótico, com algumas características particulares: total descentralização, política liberal em relação a alterações, e discussão aberta sobre todo assunto técnico pertinente ao projeto [14]. Os projetos sobrevivem utilizando um mínimo de infraestrutura provida pela Internet, sendo o email a ferramenta mais utilizada [15].

Em 1998, Raymond publicou um conjunto de artigos que descrevem informalmente algumas características do processo de desenvolvimento que muitos projetos seguem [14,16], as mais importantes sendo: releases1.1 freqüentes, propriedade de código compartilhada, e revisão e verificação de código maciça. Nestes artigos, Raymond utiliza o termo "Bazar" para descrever a forma de organização dos projetos.

Os artigos de Raymond geraram uma série de críticas e respostas, e ele é considerado um pioneiro por ser o primeiro a documentar, ainda que informalmente, um processo para este tipo de software. Apesar da recepção pela comunidade de Engenharia de Software aos conceitos apresentados em [14] não ser totalmente positiva [17,18,19], a indústria tem reconhecido o potencial do software livre e apoiado substancialmente os principais projetos.

Nos últimos anos, IBM, Apple, Sun, Netscape/AOL e Microsoft têm reconhecido e investido em projetos de software livre [20,21,22,13]. Em 2001, será realizada o primeiro Workshop para Desenvolvimento Open Source como parte do International Conference of Software Engineering, em Toronto, Canadá, e é a primeira vez que a conferência tratará deste assunto em um fórum específico [23].

O interesse da indústria e da comunidade acadêmica não é sem motivo: em alguns segmentos importantes, projetos de software livre são líderes de mercado. O servidor Web mais utilizado atualmente é o Apache HTTPD, que é software livre [24]. Edwards atribui 80% do volume total de email Internet ao Sendmail, um software livre para transmissão de correio eletrônico [12]. O núcleo de sistema operacional Linux, associado a um conjunto enorme de componentes de software livre, tem mais de 10 milhões de instalações estimadas mundialmente[25].

A popularização do Linux, associada à criação de um conjunto de publicações e sites Web, gerou interesse por software livre em milhares de desenvolvedores ao redor do mundo. O Freshmeat.net, um site Web dedicado a projetos de software livre, atualmente arquiva uma lista de mais de 1.000 projetos em desenvolvimento [26]. Este conjunto de softwares representa um tema muito interessante para estudo, especialmente levando em conta a natureza aberta e transparente destes projetos.

O aparente paradoxo entre os aspectos positivos de software livre e sua estrutura pouco formal traz a tona uma questão fundamental: de que forma estes projetos se organizam, e como podem ter sucesso frente ao aparente caos em que existem?


Aprendizado e crescimento: organização em mercados globais


Palavras-chave: software livre, programação extrema, comunidades, serendipidade


Keywords: contingent response patterns, change enactment, software factory, game theory


Metodologias ágeis para o desenvolvimento com software livre. Scrum. Disponível em < http://i-scrum.ning.com/ >.


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=comunidade+%22software+livre%22+%22desenvolvimento+de+software%22+processo&lr=

-- GregorioIvanoff - 01 Dec 2003
to top


You are here: Ilanet > Engenharia > EngenhariaEmDesenvolvimento > FabricasDeSoftware > FabricaDeSoftware > ProcessosDeDesenvolvimentoDeSoftwareLivre

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback