Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.OficiosTradicionaisr1.2 - 13 Mar 2024 - 01:46 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Ofícios tradicionais, também conhecidos como artesanato tradicional, se refere a habilidades artesanais e produtos que contam com tradições culturais de regiões e comunidades e são passados de geração para geração com parte da herança cultural local. Exemplos incluem tecelagem em tear manual, bordado à mão e fabricação de forma para sapato e bota. Ofícios tradicionais estão sob a proteção da Convenção para a Salvaguarda da Herança Cultural Intangível da UNESCO de 2003, que reconhece que “os processos de globalização e transformação social, ao lado das condições que eles criam para o diálogo renovado entre comunidades, também dão origem, assim como o fenômeno da intolerância, a graves ameaças de deterioração, desaparecimento e destruição da herança cultural intangível, em particular devido à falta de recursos para salvaguardar tal tradição”. A Heritage Crafts Association (HCA), no Reino Unido, oferece um exemplo de defesa, apoio e promoção de ofícios artesanais tradicionais. A Lista Vermelha de Ofícios em Perigo anual da HCA mapeia e analisa a viabilidade de ofícios tradicionais no Reino Unido, tanto para aumentar a conscientização quanto para garantir que sua diversidade seja sustentada para as gerações futuras. As questões que colocam os ofícios tradicionais em perigo no mundo todo incluem, entre outras, o envelhecimento dos artesãos mestres, falta de programas de aprendizes e concorrência de mercado vindo de produtos mais baratos (Vogue, 2021).


Palavras-chave: diversidade em impacto, crise climática


Vogue. Glossário da Moda Sustentável: impactos sociais, culturais e econômicos. Um guia on-line para entender mais sobre moda ecologicamente consciente e o papel da indústria fashion na crise climática, 26 Nov 2020. Atualizado em 29 Mar 2021. Disponível em < https://vogue.globo.com/premio-muda/noticia/2020/11/glossario-da-moda-sustentavel-impactos-sociais-culturais-e-economicos.html >. Acesso em 22 jan. 2024.

-- GregorioIvanoff - 26 Jan 2024
to top


You are here: Ilanet > Pontos > ResultadosEmAcao2024 > CriseClimatica > OficiosTradicionais

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback