Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.FalhaDeTransferenciaInstitucionalr1.3 - 27 Aug 2013 - 14:22 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


"Na verdade, não existe grande dificuldade em se transferir, do governo federal para o plano local, regras formais, estruturas administrativas e alguns procedimentos burocráticos. O problema é que não se transferem, num passe de mágica, valores, comportamentos, coesão social e sobretudo a confiança entre os indivíduos que os estimulem a tomar em conjunto iniciativas inovadoras. Isso significa que o risco de existir apenas como formalidade necessária à obtenção de recursos públicos é inerente ao próprio processo de descentralização, contra o qual não existe uma proteção administrativa genérica.

[...] O maior desafio na construção de conselhos não está na capacidade de reunir um grupo composto por representantes dos poderes públicos locais e de representantes de agricultores. A questão é saber se o conselho tem a capacidade de representar mudança no “ambiente institucional” (North, 1990-1994) existente numa certa região. Neste sentido, talvez não seja inútil estabelecer a diferença entre organização e instituição. A organização reúne indivíduos para atingir certos objetivos. A instituição são as regras do jogo, as normas, os valores, os códigos de comunicação que permitem aos indivíduos e aos grupos levarem adiante ações em comum a partir de certos significados e certos códigos mentais partilhados (Denzau & North, 1994). O bar da esquina é uma organização: o McDonalds é uma instituição. A alimentação ali servida simboliza um certo modo de vida. O dinheiro, por exemplo, é uma instituição, mesmo não sendo uma organização." (ABRAMOVAY, 2001, p. 124).


Palavras-chave: práticas sociais em políticas, participação, controle social, uso planejado dos recursos, responsividade em liderança, mudanças estruturais, competências em mudança organizacional, ambiente institucional, mudança institucional


Brasil: instituições brasileiras


Keywords: player types in games


ABRAMOVAY, Ricardo. Conselhos além dos limites. Estud. av., São Paulo , v. 15, n. 43, Dec. 2001 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142001000300011&lng=en&nrm=iso >. access on 21 Aug. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142001000300011.


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=%22falha+de+transfer%C3%AAncia+institucional%22&btnG=&lr=


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+%22falha+de+transfer%C3%AAncia+institucional%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 3


Express

Number of topics: 0


Ágora

Number of topics: 0


Persona

Number of topics: 2


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Institucional

-- GregorioIvanoff - 21 Aug 2013
to top


You are here: Ilanet > RegimeSocialDeProducao > InstituicoesBrasileiras > FalhaDeTransferenciaInstitucional

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback