Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.DesenvolvimentoPsicologicor1.2 - 15 Jun 2023 - 01:34 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
"[...] Sempre preocupado com o desenvolvimento integral do ser humano, Fromm abordou em sua obra a forma como a esperança contribui ou impede esse desenvolvimento. [...]. Fromm distingue três formas de força. Nas duas primeiras, uma pessoa parece forte o suficiente para enfrentar certos desafios, mas apenas porque não tem amor pela sua vida ou, em segundo lugar, tem tanto medo de um ídolo que adora (o "Mestre" que Hegel, Kojève e Lacan), que se atreve a fazer qualquer coisa para evitar desobedecê-lo. [..., terceira forma, ...]. Fromm refere-se a um momento da existência que uma pessoa pode alcançar após um trabalho consciente e constante sobre si mesma, através do qual ela descobre suas limitações e suas possibilidades, a história de vida que resultou no que ela é, seus sonhos, seus desejos, seus medos ... enfim, tudo o que compõe a condição humana. [...] somente quando uma pessoa se conhece é que atinge um grau significativo de autonomia, pois percebe que possui recursos suficientes como ser humano para viver, no sentido pleno da palavra: sem depender do outro, sem explorar os outros, sem esperar nada de ninguém, plenamente consciente de sua finitude, sem medo da morte ou da dor, etc. [...] o mais comum é que as pessoas repitam os padrões de dependência, irracionalidade e angústia em que se formaram, sem se preocupar em rompê-los e modificá-los. [...] a única forma de superar os desafios da existência e sair mais forte deles é ser uma 'pessoa plenamente desenvolvida'. Caso contrário, as mudanças, as crises, os imprevistos e, em geral, tudo o que sustenta a vida, é vivenciado com sofrimento, preocupação, pode-se até dizer que com falta de jeito e ignorância, tudo isso nos faz sofrer as experiências que vivemos, quando , ao contrário, sempre podem ser oportunidades de aprendizado e crescimento." (Hara, 2020).


Palavras-chave: técnicas auxiliares de ensino, bem-estar psicológico, recolocação profissional, mídias sociais, desenvolvimento, aconselhamento, Erich Fromm


Hara, Luis Alberto. A preciosa definição de fortaleza de Erich Fromm: De uma perspectiva humanística e de desenvolvimento do ser, Erich Fromm entendeu a força como uma expressão de plenitude. Filosofia, 27/03/2020. Disponível em < https://pijamasurf.com/2020/03/la_preciosa_definicion_de_fortaleza_de_erich_fromm_libro_revolucion_esperanza/ >. Acesso em 10 mar. 2021.

-- GregorioIvanoff - 13 Jun 2023
to top


You are here: Ilanet > Organizacao > SistemaDeConhecimento > Ambiente > Desenvolvimento > DesenvolvimentoPsicologico

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback