Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.ApropriacaoCulturalr1.2 - 13 Mar 2024 - 01:33 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Apropriação se refere a alegar como sendo próprio de uma pessoa algo que pertence a outros. Portanto, apropriação cultural é entendido como “adoção não reconhecida ou inadequada das práticas, costumes ou estética de um grupo social ou étnico por membros de outra comunidade ou sociedade (tipicamente dominante)”. Como resultado, o termo apropriação cultural é usado principalmente em relação à exploração do ocidente de formas culturais não ocidentais e não brancas. Apesar de antropólogos e historiadores culturais enfatizarem que todas as culturas contêm um elemento de hibridez, já que estão sujeitas a desenvolvimentos contínuos e troca cultural, o que distingue a apropriação cultural do diálogo cultural e troca mútua é a falta de respeito e compreensão pelo contexto cultural. A apropriação cultural, portanto, se refere a situações quando elementos de uma cultura são tornados triviais e usados como espetáculo vazio, sem sensibilidade quanto ao seu significado mais profundo ou sua relação com os valores e crenças da cultura da qual se originam. Em vez de abraçar a diversidade e permitir a apreciação multicultural, a apropriação cultural pode resultar em ofensa e dano, e pode levar a alienação. Ainda que seja essencial que o termo não seja usado erroneamente para acusações em apoio a sentimentos etnocêntricos e alegações individuais de herança cultural de comunidades, há também uma necessidade urgente de abordar a questão de apropriação cultural dentro do sistema da moda ocidental, que é cheio de exemplos de empréstimos inadequados que comprometem ricas tradições culturais por ganho comercial rápido (Vogue, 2021).


Palavras-chave: diversidade em impacto, crise climática


Vogue. Glossário da Moda Sustentável: impactos sociais, culturais e econômicos. Um guia on-line para entender mais sobre moda ecologicamente consciente e o papel da indústria fashion na crise climática, 26 Nov 2020. Atualizado em 29 Mar 2021. Disponível em < https://vogue.globo.com/premio-muda/noticia/2020/11/glossario-da-moda-sustentavel-impactos-sociais-culturais-e-economicos.html >. Acesso em 22 jan. 2024.

-- GregorioIvanoff - 26 Jan 2024
to top


You are here: Ilanet > Pontos > ResultadosEmAcao2024 > CriseClimatica > ApropriacaoCultural

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback