Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

Endow Dotar

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Express.MapeamentoGlobalr1.1 - 05 Sep 2015 - 15:36 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Terra mais nítida do que nunca


http://dup.esrin.esa.int/projects/summaryp68.asp


18/03/2008

Agência FAPESP - A Terra nunca esteve tão bem na foto. Um novo retrato feito a partir de imagens obtidas por satélites revela detalhes da superfície do planeta com resolução inédita.

O novo mapa estará pronto em julho, mas imagens preliminares foram apresentadas pela Agência Espacial Européia (ESA) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) durante workshop do projeto GlobCover realizado na semana passada na Itália.

São diversas imagens, que mostram a Terra, continentes e países com resolução dez vezes superior à de qualquer outra feita anteriormente. O objetivo é que sejam usadas por cientistas para avaliar tendências em uso da terra pela agricultura, para estudar ecossistemas e para criar modelos que representem a extensão e o impacto das mudanças climáticas.

"O sistema GlobCover representa um grande passo à frente no desenvolvimento de produtos da cobertura da superfície do planeta com resolução muito maior e com conteúdo temático detalhado superior ao que era possível até então", disse Frédéric Achard, do Centro de Pesquisa Colaborativa da Comissão Européia.

"Isso é muito mais do que um mapa. Trata-se de uma demonstração operacional científica e técnica do primeiro mapeamento automatizado em escala global, que poderá fornecer descrições detalhadas dos estados do uso da superfície necessárias para a modelagem climática regional", destacou Pierre Defourny, da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, responsável pelo processo de classificação terrestre no projeto.


O GlobCover será o primeiro mapa global gratuito com resolução de 300 metros

Na sua construção foram usados 20 terabytes (trilhão de bytes) de fotos, o equivalente a cerca de 20 milhões de livros. As fotos foram feitas de maio de 2005 a abril de 2006 com a ajuda de um espectrômetro a bordo do satélite de observação terrestre Envisat, lançado em 2002.

As imagens foram tratadas por pesquisadores de diversas instituições e empresas européias, resultando em 22 tipos diferentes de cobertura da superfície, como florestas, neve, gelo, corpos d'água, superfícies artificiais e áreas de uso agrícola.

-- GregorioIvanoff - 05 Sep 2015
to top


You are here: Express > NegociosEmConhecimento > RegioesEmRotas > MapeamentoGlobal

to top

Direitos de cópia © 1999-2019 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2019 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback