"O RPG é uma categoria de jogo que oportuniza ao jogador o desenvolvimento de narrativas, criação de personagens, dando ao
gamer a possibilidade de escolher qual caminho seguir ou qual decisão tomar no jogo, logo na construção de roteiro de um jogo no estilo RPG, o roteirista não constrói histórias completas e fechadas, assim como não existe um vencedor no jogo" (SANTANA; SENA; MOURA; ALVES, 2007).
[...] adaptado a partir do conceito de zona de desenvolvimento proximal [...] É a distância entre as práticas que já se domina e as atividades nas quais ainda se depende de ajuda. É no caminho entre esses dois pontos que se pode desenvolver mentalmente por meio da interação e da troca de experiências".
Aprendizado e crescimento:
aprendizagem colateral
Palavras-chave: zona de desenvolvimento proximal,
desenvolvimento institucional sustentável,
experiências em congruência,
formação em organização,
congruência em organização,
congruência em regras,
linguagem em desenvolvimento,
democracia em protagonismo,
regras em comunidades, regras em produção,
estratégias de mediação,
comunidades de prática,
assimetria de informação,
diferentes estratégias, comportamento automático,
educação progressiva,
valor social,
intercambiabilidade,
imprevisibilidade, potencialidades,
simulação,
indivíduos,
convergência, incerteza, harmonia,
simetria,
negócios,
jogos, acaso,
ritmo
English:
games in symmetry
CABALERO, Sueli da Silva Xavier; MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues. O jogo RPG digital na mediação da aprendizagem da escrita nas séries iniciais. Disponível em <
http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/612200825808PM.pdf >. Acesso em 16 fev. 2011.
PAGANOTTI, Ivan. Vygotsky e o conceito de zona de desenvolvimento proximal: Para Vygotsky, o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de cada aluno. Disponível em <
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml?page=0 >. Acesso em 5 jul. 2011.
SANTANA, Camila; SENA, Gildeon; MOURA, Juliana de; ALVES, Lynn. Tríade: delineando o processo de construção de um roteiro de um jogo eletrônico . Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia , 2007. Disponível em <
http://www.sbgames.org/papers/sbgames07/gameandculture/full/gc6.pdf >. Acesso em 1 set. 2012.
SAUAIA, Antonio Carlos Aidar; ZERRENNER, Sabrina Arruda. Jogos de empresas e economia experimental: um estudo da racionalidade organizacional na tomada de decisão. Rev. adm. contemp., Curitiba, v. 13, n. 2, June 2009 . Available from <
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552009000200003&lng=en&nrm=iso >. access on 12 Sept. 2012.
http://dx.doi.org/10.1590/S1415-65552009000200003.
VASCONCELOS, Flávio C.; CYRINO, Álvaro B. VANTAGEM COMPETITIVA: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. RAE - Revista de Administração de Empresas [en línea] 2000, 40 (Octubre-Diciembre) : [fecha de consulta: 12 de septiembre de 2012] Disponible en: <
http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=155118195002 > ISSN 0034-7590
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=processo+organizacional+simetria+regras+jogos&btnG=Pesquisar
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GregorioIvanoff - 03 Sep 2012
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