Apresentação
Esta página é um registro de experiências sobre atividades genéricas de gestão em conhecimento e inovação. As qualidades indicadas também foram promovidas em outras atividades específicas, apresentadas em páginas relacionadas com os temas de
conhecimento ou
gestão.
Sobre o conhecimento em ação
A princípio, o conhecimento em ação refere-se ao conhecimento organizado ou à
organização em conhecimento. Reconhece-se entretanto que o conhecimento poderia estar "desorganizado", não ser congruente, ser irracional, ilógico, intuitivo, inconsciente. Uma reflexão inicial sobre as dinâmicas de conhecimento pode ser produzida a partir do exercício disponível em
teste de personalidade. Trata-se de teste desenvolvido com base na
teoria? de Carl G. Jung, Katharine Briggs e Isabel Myers.
Organização
A atualização desta página é uma iniciativa de
Educação Reivindicações em prática.
Objetivos
Provocar a reflexão sobre a relação entre
valor e
conhecimento. Identificar, reconhecer e avaliar resultados de processos de aquisição, geração, armazenamento e difusão. Explorar o conhecimento nos contextos individual, organizacional e social. Debater estratégias de gestão intensivas em conhecimento nas sociedades atual e emergente.
Sobre agentes em conhecimento
A figura genérica do
agente de conhecimento é escolhida para representar o destinatário esperado da intervenção que é descrita nesta página. Para outros destinatários específicos sugere-se a consulta à página de
disciplina de gestão do conhecimento ou à iniciativa de
Educação Reivindicações em prática.
Aprendizagem na Prática
Identificar
métodos de avaliação e de
busca de resultados no
desenvolvimento de
produtos e
serviços intensivos em conhecimento, considerando, entre outras possibilidades, confiança, identidades, formação, aprendizagem e organização;
Identificar
atividades profissionais intensivas em conhecimento e caracterizar
agentes de conhecimento envolvidos na sua execução;
Selecionar e integrar
arquiteturas,
métodos,
processos e
ferramentas na promoção de iniciativas de
gestão em conhecimento;
Propor alternativas e possibilidades de métodos econômicos com atividades intensivas em conhecimento;
Descrever sujeitos, objetos, atores, agentes, contexto,
organização e
partes interessadas, observando situações em que possam ocorrer falhas;
Participar, quando apropriado, da elaboração de projetos de intervenção no
sistema de conhecimento.
Processo em resultados
Contexto da Gestão do Conhecimento | Contexto em organização, Visão do conhecimento em organização |
Visão | Comunicação, Informação e Conhecimento |
Etapas, levantamento, informações relevantes, oficina da organização | Pessoas, instituições, entidades, grupos, microcomunidades |
A universidade, o programa educacional, a coordenação acadêmica e o agente de conhecimento | |
| Economia do Conhecimento |
Prática, produção, elaboração, representação, comunicação, mensuração | Mapas de conhecimento, mapas estratégicos, mapas conceituais |
Avaliação, realização, testes, inventários | Estilos de aprendizagem, carreira, criatividade, personalidade |
Competências do Agente de Conhecimento |
Aprendendo a ouvir |
O processo de aprendizagem |
Competência, Habilidade e Conhecimento |
Competências Técnicas, Cognitivas e Relacionais |
Aperfeiçoamento da Percepção |
Plano de Auto-Desenvolvimento Pessoal |
Arquiteturas, Métodos, Processos e Tecnologias | JACOBSON |
Competência para o auto-didatismo | |
A preparação de um elenco de competências para a gestão do conhecimento | |
A capacidade de lidar com metáforas, analogias e modelos | |
A capacidade de estimular a observação, a reflexão e a ação | Mediação |
Conhecimento tácito e explícito |
A espiral de criação do conhecimento |
Tecnologias utilizadas para cada uma das fases do ciclo de criação do conhecimento |
Conversão de conhecimento |
Química entre especialistas e clientes |
Alavancagem Operacional |
Plano de desenvolvimento do conhecimento na empresa |
Plano de relacionamento com comunidades |
Revisão do perfil / currículo do agente de conhecimento |
Competências chave, ativos estratégicos, estratégia de gestão, referências e reconfiguração de referências |
Acordo coletivo de compromissos |
Aprender a aprender |
O Scorecard de Gestão de Conhecimento |
Os níveis pessoal, da empresa e das comunidades |
Processo:
resultados em conhecimento
Aprendizado e crescimento:
conhecimento em educação
Palavras-chave:
mudança organizacional em educação,
conhecimento em tipos,
educação em mudança organizacional,
programa educacional em objetivos,
perfil em educação,
organização em agentes, conhecimento em agente,
negócios em conhecimento,
ensino em conhecimento,
acordo coletivo
--
GregorioIvanoff - 30 Mar 2019