Skip to topic | Skip to bottom
Home
Blog

Endow Dotar

About this / Sobre isso
Main Blog
Express Persona
Ilanet Ágora




  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).

Blog.Blog_guest_20240108171406r1.1 - 08 Jan 2024 - 20:22 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Além das praias, Florianópolis é rica em manifestações culturais

13 de janeiro de 2020

"[...] Quem passa pelo bairro Itaguaçu, na região continental de Florianópolis, por exemplo, já é impactado por uma das principais lendas da cidade. Reza a lenda que, as pedras de Itaguaçu espalhadas pela praia de Itaguaçu são bruxas que, ao organizar uma festa, não convidaram o diabo por conta de seus maus costumes. A vingança do tinhoso veio em forma de magia, que transformou as bruxas em pedras por toda a eternidade – daí o nome Itaguaçu, de origem do Tupi-Guarani que significa “pedra grande”, pela junção de itá (pedra) e guasu (grande). [...] Outra pérola do carnaval da Ilha é o bloco Onodi, que começou suas atividades em 1998 para descentralizar o carnaval de Floripa e também arrecadar fundos para a Banda Nossa Senhora da Lapa, do Ribeirão da Ilha. O bloco começou com os foliões sensibilizados pela banda e também pela necessidade de manter as raízes das manifestações populares tão características dos manezinhos e a sua linguagem, como um gesto de carinho pelo sotaque e histórias da Ilha. Toda essa cultura, unida com doses de amizade, cerveja e espírito comunitário fez com que, partir de 1999, o bloco desfilasse pelas ruas da capital no sábado de aleluia. Desde então, tem feito a alegria dos foliões de todas as idades ao desfilar pelo Campeche. [...] Conhecido em outras cidades por “bumba meu boi”, o Folguedo do Boi de Mamão é uma tradição de origem nordestina que chegou à cidade em aproximadamente 1840. Trata-se de uma das brincadeiras de maior atração popular do folclore “manezês”. Um dos grupos mais tradicionais é o Boi de mamão do Campeche, que surgiu em 1989 a partir de um projeto cultural da Fundação Franklin Cascaes, na Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes. [...] Celebrado em 23 de março, o aniversário de Florianópolis também é motivo de celebrações e de diversos eventos culturais. [...] Levando em conta o forte apelo cultural de Florianópolis, a Prefeitura Municipal da cidade lançou, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Franklin Cascaes o projeto cultural “Cultura pra Valer”. Com investimentos que contemplam políticas públicas, projetos e eventos, o aporte será de R$ 8 milhões para desenvolver atividades culturais integradas com políticas públicas. [...]".

https://www.jornaldocampeche.com.br/2020/01/muito-alem-de-praias-florianopolis-e-destaque-em-manifestacoes-culturais/

Conexão com atividades culturais.

Inserir comentário


Comentários sobre esta mensagem




Novo comentário


to top

You are here: Blog > Blog_guest_20240108171406

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback