Skip to topic | Skip to bottom
Home
Blog

Endow Dotar

About this / Sobre isso
Main Blog
Express Persona
Ilanet Ágora




  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).

Blog.Blog_guest_20230926155233r1.2 - 09 Oct 2023 - 22:27 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Indígenas reflorestam área devastada e cultivam café amazônico de qualidade

Mongabay

https://www.uol.com.br/ecoa/colunas/noticias-da-floresta/2023/09/26/indigenas-reflorestam-area-devastada-e-cultivam-cafe-amazonico-de-qualidade.htm

De acordo com o conhecimento da dinâmica da floresta, eles entenderam que o café precisava de sombra. O plantio passou a ser feito ao lado de outras culturas como cacau, castanha, banana e mandioca, sem nenhum uso de agrotóxicos. O manejo junto à floresta destoa brutalmente das paisagens desmatadas dos arredores da Terra Indígena.

"Eles não fazem grandes plantios, mas pequenos e sempre às margens da floresta. Assim, o café absorve tudo aquilo que a floresta pode dar, inclusive água", esclarece Thamyres Ribeiro, consultora técnica indigenista da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, que trabalha com o povo Paiter Suruí há cerca de 25 anos.

"Essa dinâmica florestal nada mais é do que o tão estudado sistema agroflorestal, que os Suruí sabem de forma autêntica e ancestral."

Inserir comentário


Comentários sobre esta mensagem




Novo comentário


to top

You are here: Blog > Blog_guest_20230926155233

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback