Way, Jenni. Using Questioning to Stimulate Mathematical Thinking: Addendum, October 2001, February 2011. Available from <
http://nrich.maths.org/2475/Addendum%20to%20this%20article%202475 >. access on 10 June 2016.
NÍVEIS DE PENSAMENTO | PERGUNTAS DE GUIA |
Aplicação: resolve um problema - uso de generalizações e habilidades apropriadas | Como esse padrão pode ajudá-lo a encontrar uma resposta? O que você acha que vem a seguir? Por quê? |
Tradução: muda a informação para outra forma | Como você poderia escrever/desenhar o que está fazendo? Existe uma maneira de registrar o que você descobriu que pode nos ajudar a ver mais padrões? |
Avaliação: faz um julgamento de valor | Encontramos todas as possibilidades? Como nós sabemos? Você já pensou em outra maneira de fazer isso? Você acha que encontramos a melhor solução? |
Memória: recupera ou memoriza informações | No que estamos trabalhando que pode ajudar com esse problema? |
Análise: resolve um problema - conhecimento consciente do pensamento | O que você descobriu? Como você descobriu isso? Por que você pensa isso? O que te fez decidir fazer dessa forma? |
Interpretação: descobre relacionamentos | O que é o mesmo? O que é diferente? Você pode agrupá-los de alguma forma? Você pode ver um padrão? |
Síntese: resolve um problema que requer pensamento original e criativo | Quem tem uma solução diferente? Os resultados de todos são iguais? Por quê/Por que não? O que aconteceria se...? |
Palavras-chave:
conteúdos em produção
English:
mathematical thinking
--
GregorioIvanoff - 15 Apr 2020