Skip to topic | Skip to bottom
Home
Persona
Persona.Transicaor1.8 - 23 Feb 2021 - 18:09 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Pós-crise


A crise não é e não será apenas sanitária mas também econômica, social, global etc. Trabalho remoto, por exemplo. Restaurantes lotados devem ficar fora do ar por um bom tempo. Problemas de contaminação em processadoras de carne estão sendo apontados em vários lugares. Com que perfil e visão você está trabalhando? Que sugestões tem a dar para o "novo normal"? Boas iniciativas com a devida identificação devem ser promovidas.


Preparando-se para o Futuro


Sugestões transcritas de Schwartz (2003, p. 136-140):

  1. Construa e mantenha seus sistemas sensoriais e de inteligência. Isso não significa apenas o sistema tecnológico. Significa os tipos contínuos de "conversas estratégicas", nas quais você e seus colegas e pessoas queridas continuam vigilantes, observando e interpretando a interação de forças que podem afetar vocês, suas empresas e comunidades.
  2. Cultive um senso de oportunidade. Ao perceber que um evento se aproxima, pergunte a si mesmo: com que rapidez ele está chegando? Quando poderá ocorrer? Quanto tempo ainda lhe resta?
  3. Identifique com antecedência os tipos de "avisos precoces" que sinalizariam a chegada rápida de uma mudança. Se você é um investidor estrangeiro, por exemplo, quais são os primeiros sinais de prováveis crises financeiras? Você sabe que elas ocorrerão na China e na Índia, o que é preciso investigar lá? Se você é um tecnólogo, que tipo de fundos serão evidentes primeiro em sua área antes que ela atraia verbas de outros locais? Se você está preocupado com a mudança climática, como seria o próximo sinal de alerta? E como diferenciá-lo das variações climáticas normais?
  4. Providencie mecanismos para gerar o que chamo de destruição construtiva. Instituições, empresas, agências, partidos políticos e valores do passado podem revelar-se moribundos e contraproducentes em um novo ambiente histórico. Você está preparado para se descartar deles? Mais importante, você ensaiou tal medida? Que processos, práticas e organizações você chegou a desfazer nos dois últimos anos, ou no último ano? Se a resposta foi "nenhum", talvez seja hora de praticar antes de uma emergência.
  5. Tente evitar a negação. Ao encontrar uma "surpresa inevitável" que dificulta a sua vida ou a de sua empresa, não finja que isso não está acontecendo. Este livro está cheio de exemplos de líderes que agravaram um problema ao tentarem negar sua importância: a AIDS na África e na Rússia, o problema das telecomunicações e a potencial gravidade da mudança no clima global.
  6. Pense como uma empresa de produtos primários. A maioria dos produtos, serviços e somas financeiras comercializadas tem a ver com bens básicos - ninguém possui monopólio por sua produção e, assim, todos estão sujeitos às oscilações na oferta e na procura a qualquer momento. Isso inclui não apenas bens reais, como petróleo, ouro e trigo, mas também o preço de ações, receitas fiscais e faturamento comercial. É muito fácil acreditar, durante a subida dos preços, que desta vez é diferente, e que seu produto subirá para sempre. Contudo, mais cedo ou mais tarde o preço atingirá um teto. Ele pode vir subitamente e, depois, o que resta é a queda abrupta e altamente perturbadora.
  7. Conscientize-se da capacidade crítica e do grau de discernimento exigido pelas novas situações. Aja deliberada e humildemente ao ingressar em novas situações que exijam sua capacidade de julgamento. Todos os indivíduos e empresas de sucesso têm um núcleo integrado de decisões - não apenas conhecimento, mas a capacidade para tomar decisões sensatas em determinada área, que é a base do sucesso. Em tempos de turbulência, a tentação para deixar de lado sua competência e aproveitar oportunidades externas é grande. Essa espécie de risco é o que geralmente causa os maiores problemas.
  8. Valorize ao máximo a educação. A maior parte dos fracassos de adaptação, na verdade, ocorre porque as pessoas não aprenderam o suficiente sobre as mudanças que estavam por vir. No futuro, teremos que estudar muito mais. Se os avanços na ciência e tecnologia são uma indicação, o trabalho será cada vez mais intenso em termos de conhecimento, e o valor do conhecimento científico, em particular, será cada vez maior.
  9. Valorize muito o desenvolvimento sustentável e ecológico. Esta não é apenas uma questão política e ambiental global, mas um veículo para a integração e desenvolvimento de alta qualidade. Teríamos que praticamente administrar uma empresa que segue essa trilha para reconhecermos seu valor; tal empresa concentra sua atenção nos "efeitos colaterais" de suas ações, de modos extremamente úteis.
  10. Valorize ao máximo a infraestrutura e o apoio financeiro. As pessoas precisam de redes de segurança e garantias contra crises. As empresas precisam embutir tais salvaguardas e ajudar seus empregados a formarem a infraestrutura que precisam. A sociedade como um todo precisará estar atenta aos interesses do grupo dos "20 a 40%" (ver elementos produtivos da sociedade), ao qual geralmente ninguém presta atenção.
  11. Cultive contatos. No mundo de 2025, as pessoas estarão inevitavelmente em contato, com maior regularidade e abrangência do que hoje. A computação quântica, a banda larga universal, a maior longevidade, a globalização e a energia limpa reformularão nosso mundo, rumo a uma interconexão muito maior. Você está preparado para isso? Você possui contatos profundos e francos, que o ajudem a passar pela próxima turbulência?


Palavras-chave: coordenação em educação, organização em avaliação, casos em produção, avisos precoces, desenvolvimento, infraestrutura, transformação, conhecimento, sinalização, atenção, apoio


Linhares, Márcio Eustáquio de Castro. A Pós-Pandemia e as novas relações de trabalho fora do ninho corporativo. Ensaio, Trilha Trabalho remoto / home office no pós-crise. Série Transição e desenvolvimento de abordagens inovadoras sobre o futuro. Organizadores: Arildo Bertan, Gregorio Bittar Ivanoff. Disponível em < https://www.linkedin.com/pulse/p%C3%B3s-pandemia-e-novas-rela%C3%A7%C3%B5es-de-trabalho-fora-do-ninho-ivanoff/ >. Acesso em 25 mai. 2020.

Schwartz, Peter. Cenários: As surpresas inevitáveis. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. Tradução: Maria Batista.


Hospitality / Hospitalidade


This table shows the four areas of ilanet virtual infrastructure and its correspondence to ambient intelligence scenarios. / Esta tabela mostra as quatro áreas da infraestrutura virtual da ilanet e sua correspondência com os cenários de inteligência do ambiente.


1: Fiorella: personal ambient communicator / comunicador ambiente pessoal Efficiency / Eficiência (Express) 3: Carmen: traffic optimisation / otimização de tráfego
Personality / Individualidade (Persona)   Community / Comunidade (Ilanet)
2: Federico: connecting people and expressing identities / conectando pessoas e expressando identidades Sociability / Sociabilidade (Ágora) 4: Annette and Solomon / Salomão: social learning by connecting people and creating a community memory / aprendizagem social conectando pessoas e criando uma memória comunitária

-- GregorioIvanoff - 25 May 2020
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback