A escola é uma instituição que promove a educação cultural e social do homem, mas é também um espaço onde podem surgir problemas como a exclusão, o absentismo e conflitos entre alunos, professores e alunos, pais e professores.

Sendo o conflito inevitável e intrínseco ao ser humano, a aprendizagem da habilidade de o resolver é tão necessária como a aprendizagem de qualquer outra matéria curricular.

A mediação escolar é um meio de aprendizagem e aperfeiçoamento da habilidade de saber negociar cooperativamente e resolução do conflito, baseado no modelo "ganha-ganha", onde todas as partes envolvidas saem vitoriosas satisfazendo os seus interesses, ocorrendo uma recomposição dos vínculos quebrados. Desta forma, pretende apoiar e orientar a escola no seu trabalho com as famílias e com os alunos, vendo a criança e o jovem não só como aluno mas também como pessoa interveniente na sociedade.

Sendo um pilar fundamental ao nível da prevenção primária dos conflitos, é defendido pela CONSULMED que quanto mais precoce for a intervenção da mediação no contexto escolar, melhor será a gestão dos problemas que aí podem ocorrer.

Neste âmbito, a CONSULMED construiu um programa direccionado às escolas habilitando os cidadãos do futuro a resolverem pacificamente e por eles mesmo os seus conflitos, através da aprendizagem de técnicas de negociação e mediação.



São objectivos deste programa:
1. Desenvolver uma comunidade na qual os alunos se sintam bem e que desejem integrar podendo comunicar abertamente;
2. Ajudar os alunos a compreenderem a natureza dos sentimentos, capacidades e possibilidades humanas.
3. Ajudar os alunos a partilharem os seus sentimentos e a terem consciência das suas dificuldades e qualidades, levando desta forma a desenvolverem autoconfiança nas suas capacidades.
4. Ajudar os alunos a pensarem com criatividade podendo desta forma prevenir e resolver conflitos.
Ensinando os alunos a,
1. Expressarem, reconhecerem e respeitarem as suas emoções e as dos outros;
2. Controlarem a sua impulsividade e raiva;
3. Escutarem activamente os outros;
4. A comunicarem eficazmente ;
5. Técnicas de resolução de conflitos.


Exercitando-se assim,
1. A cooperação (confiando, ajudando e compartilhando com os outros)
2. A comunicação (através da observação atenta, comunicação eficaz, e escuta activa)
3. O respeito e aceitação da diferença (eliminando-se desta forma o preconceito)
4. A expressão positiva das emoções (ensinando-os a expressar a sua tristeza, revolta frustrações e raiva de forma pacifica e não agressiva)
5. Resolução de conflitos (estimulando a sua capacidade criativa)


De igual forma a formação dos professores e outros agentes educativos na mediação é importante uma vez que os vai auxiliar a resolver os conflitos diários com os alunos bem como a estruturarem a aprendizagem de uma forma cooperativa, promovendo desta forma a motivação e a racionalização levando a melhores resultados escolares.

Estes deverão passar pelas mesmas etapas de formação que os alunos, utilizando os mesmos métodos, processos e materiais, esperando que no futuro possam contribuir para a formação de jovens mediadores entre os alunos que demonstrem essa motivação.

Através da mediação escolar, melhora-se a convivência nas escolas uma vez que:

1. Previne a violência escolar
2. Reduz o número de sanções e expulsões
3. Melhora a comunicação entre alunos, professores e pessoal não docente;
4. Ensina as técnicas e desenvolve as capacidades necessárias para a mediação de conflitos;
5. Diminui a intervenção dos adultos substituindo-a pelos alunos/mediadores de conflitos.


Através da mediação promove-se o que há de mais importante para o ser humano, o bem-estar nas relações inter-pessoais, a empatia, a cooperação, o respeito e aceitação positiva incondicional, atingindo-se dessa forma um ambiente escolar mais produtivo. Só assim será possível caminhar em direcção do desafio lançado pela UNESCO entre 2001 e 2010 no sentido da construção da paz.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Forma%C3%A7%C3%A3o+%22alunos+mediadores+de+conflitos%22&meta=


Palavras-chave: compreensão compartilhada, convivência, ambientes em mediação

-- GregorioIvanoff - 08 Oct 2009

Revision: r1.5 - 31 Jul 2011 - 01:36 - GregorioIvanoff
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback