Skip to topic | Skip to bottom
Home
Persona
Persona.InteracaoEmEspacor1.24 - 27 Jul 2020 - 16:18 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Persona


English - confronto! é um jogo sério de desenvolvimento de métodos (policies) que concretizou, em sua primeira edição e por 11 dias (JOVAED 2011 Confronto!, Junho de 2011, entre 11 e 21), uma escola de jogos e aprendizagem. Trata-se de um jogo aberto, simples, sério, social e educacional. A escola concretizada na primeira edição teve quatro casas que competiram e colaboraram entre si. Os nomes e a dinâmica das casas puderam ser baseadas nas perspectivas do modelo Balanced Scorecard. A participação foi aberta a todos os interessados que puderam escolher uma das casas e sua questão principal, e postar seu / sua opinião no mural do Facebook do propositor / regulador do jogo (http://www.facebook.com/gregbittar).


JOVAED 2011 Confronto! Casa Sustentabilidade: No exercício da cidadania, os professores devem promover a busca de normas, para o convívio em grupo, pelos próprios aprendizes. Devem orientar a produção de novas regras e espaços para escolhas, oportunizando a autonomia; o momento em que o aprendiz tem a liberdade de criar. Devem adequar metodologias e deixar à disposição para a escolha dos aprendizes. O conhecimento só pode ser construído através de experiências / vivências do real. A educação e seu valor devem ser reinventados continuamente (elaborado em conjunto com Eloísa CAVALINI; IVANOFF, Roseli Scheidemantel).

[...] Paulo Freire: Educação como prática da Liberdade. "Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa, em que se cria, em que se fala, em que se adivinha, a escola que apaixonadamente diz sim à vida" (IVANOFF, Roseli Scheidemantel, JOVAED 2011 Confronto!).

[...] interpretação de escola é a de algo que cruza patrimônio cultural e científico da humanidade com redes sociais. [...] uma definição de escola (AMADO, João; MATOS, Armanda. Construir a Disciplina – Programas de Prevenção e de Intervenção Centrados na escola, Universidade de Coimbra) [...]: "A escola enquanto instituição onde interagem professores e alunos, cruzando os seus próprios trajectos e projectos, tem de ser concebida como um espaço relacional [...] é na qualidade dessas relações que assentam os dois grandes objectivos da escola --- o de introduzir e promover a aprendizagem do património cultural e científico da humanidade; e o de actuar como espaço de segunda instância de socialização. Alcançar estes dois objectivos exige, mais do que nunca, que a escola se repense, se reorganize e passe a agir no sentido de construir a disciplina, isto é, de educar para a autodisciplina e para a responsabilidade" (IVANOFF, Gregorio Bittar, JOVAED 2011 Confronto!).


Processo: educação em escola


Aprendizado e crescimento: rotas em educação


Palavras-chave: escola em movimento, escola em casa, espaço de socialização, espaço relacional, interação, afinidade, ensino, JOVAED


English: interaction in territory


CHAVES, Eduardo. Mobilidade, Redes Sociais e Escola. Liberal Space: Blog de Eduardo Chaves, Em Defesa da Liberdade. Disponível em < http://liberalspace.net/2012/11/23/mobilidade-redes-sociais-e-escola/ >. Acesso em 17 dez. 2012.

Equipe Web Currículo. Vídeo do debate de 23/11: Ambiência virtual, redes sociais e jogos educativos. Disponível em < http://webcurriculo.wordpress.com/2012/12/04/video-do-debate-de-2311-ambiencia-virtual-redes-sociais-e-jogos-educativos/ >. Acesso em 17 dez. 2012.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. PUC-RS. Disponível em < http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/facinppg/ppgcc >. Acesso em 22 dez. 2012.

REIS, Karen. Disponível em < http://www.karenreis.com.br/sobre/ >. Acesso em 22 dez. 2012.

Sala de aula: As interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes, III Encontro de Formação Docente Continuada, Pró-Reitoria de Graduação, Direção Geral de Ensino, ULBRA, Campus Canoas, RS, 27 e 28 de julho de 2010.

Você pensa em jogos quando promove a aprendizagem? Acompanhe em aprendizagem em metáforas, confronto! jogo sério educacional entre 11 e 21 jun. 2011, Jornada Virtual ABED de EAD, JOVAED 2011. Chamada disponível a partir de < https://docs.google.com/document/pub?id=1_6sioCClyj_b9MUvxEczvlXaT7aiFhLKotwGGVtsEPk >. Programação completa disponível a partir de < http://www.abed.org.br/jovaed2011/programacao.asp >. Acesso em 30 mai. 2011.

VERMEREN, Patrice; CORNU, Laurence; BENVENUTO, Andrea. Atualidade de O mestre ignorante. Educ. Soc., Campinas, v. 24, n. 82, Apr. 2003 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000100009&lng=en&nrm=iso >. access on 03 Jan. 2012.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+forma%C3%A7%C3%A3o+jogos+desenvolvimento+m%C3%A9todos+intera%C3%A7%C3%A3o+%22em+espa%C3%A7o%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 17


Express

Number of topics: 5


Ágora

Number of topics: 8


ILAnet

Number of topics: 16


Personality


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- RoseliIvanoff; GregorioIvanoff - 17 Dec 2012
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback