Skip to topic | Skip to bottom
Home
Persona
Persona.Inconscienter1.5 - 03 Dec 2023 - 20:41 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Persona


Governança individual


[...] trecho do livro Trabalho vivo. 1: Sexualidade e trabalho, de Christophe Dejours (2012): "A instância do inconsciente apresenta-se com frequência para o Eu tomando uma forma de desafio. Perturbador, como todo desafio, mas também excitante! O inconsciente faz-se amiúde perceber como uma tentação, como o endiabrado! Ele é diabólico, no sentido etimológico do termo, ou seja, ele tende a desfazer, a desunir o que foi reunido pelo pensamento da tradutibilidade e cria, pelo mesmo movimento, o distúrbio e a vertigem sensual do risco". O trecho está no Capítulo 5 Limites do corpo erótico e gênese da violência, item Impasses do pensamento e genealogia da violência individual. A relação com a prática não é só consciente. As pessoas seguem a prática, em geral, sem pensar. Elas se apoiam na prática para viver. E assim a prática só muda com grande esforço consciente e racional em uma nova direção (Claims in practice 2017).


Palavras-chave: telepsicologia, surpresas, Jacques Christophe Dejours


Singh, Akanksha. Como a 'terapia financeira' pode mudar nossa relação com o dinheiro. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-57968454 >. Acesso em 23 ago. 2021.

Ventura, Dalia. Lei do Esforço Inverso: por que às vezes fracassamos quando nos esforçamos demais. Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/articles/c3g2996p2mjo >. Acesso em 2 dez. 2023.


Number of topics: 12


Express

Number of topics: 2


Ágora

Number of topics: 2


ILAnet

Number of topics: 13


Personality


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 20 May 2012
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback