Skip to topic | Skip to bottom
Home
Persona
Persona.IdentidadeDoTrabalhadorr1.7 - 16 Jan 2024 - 18:31 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Persona


MALVEZZI, Sigmar. A construção da identidade profissional como instrumento de carreira. Grupo Yahoo. Disponível em < http://br.groups.yahoo.com/group/PST5716-2003/files/Sigmar%20Malvezzi/ >.


O presente momento histórico é caracterizado por frequentes e rápidas transformações de tecnologia e de equacionamento econômico demandando mobilização de mudanças nos indivíduos e nas instituições.

Busca-se a flexibilidade de ação, de estrutura e de vida pessoal, como meio de ajustamento a novas contingências e condições económicas, sociais, culturais, tecnológicas e políticas. Nos últimos dez anos, diminuiu sensivelmente a correlação entre emprego e rotina.

Cresce o trabalho por projectos e a atividade autónoma. Atualmente, no Brasil, 55% dos trabalhadores vivem a condição de autónomo e cresce a adesão ao teletrabalho.

O desempenho profissional nessas condições obriga o indivíduo a administrar sua vida profissional, ou seja a trabalhar arduamente na reposição de si mesmo, uma vez que os referenciais ao seu redor, através dos quais ele atribui sentido e valor para si mesmo, estão em constante alteração.

Nesse sentido, a capacidade de administrar sua identidade torna-se uma competência fundamental para a sua sobrevivência profissional. Em outras palavras, a administração da própria identidade, como esforço de ajustamento da competência, do vínculo com o trabalho e de reconstrução de sua trajectória histórica é um sinal de eficácia na responsividade à metamorfose do mundo. A identidade emerge como um conceito e uma ferramenta da vida profissional. [...]

-- GregorioIvanoff - 27 May 2003


Aprendizado e crescimento: capital em identidade


Palavras-chave: construção de identidades, políticas culturais, identidades virtuais, identidade, atividade


Number of topics: 4


Express

Number of topics: 0


Ágora

Number of topics: 1


ILAnet

Number of topics: 8


Personality


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 27 May 2003
to top


Persona.IdentidadeDoTrabalhador moved from Ilanet.IdentidadeDoTrabalhador on 05 Nov 2005 - 19:05 by GregorioIvanoff - put it back
You are here: Persona > IdentidadeDoTrabalhador

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback