Persona


Estilos de personalidades em equipes de projetos de software

Justificativa da pesquisa


Como trabalho de conclusão de pós-graduação na PUC-SP, foi realizada uma pesquisa sobre Formação de equipes em projetos de software.

As respostas recebidas foram tratadas com confidencialidade e apresentadas como trabalho de conclusão do programa PUC-SP MBIS.


Fabricio Augusto Costa (Pesquisador)

Carmem Rittner (Orientadora do Projeto)


O foco do trabalho é correlacionar perfis psicológicos com competências humanas em gerenciamento de software.

A pesquisa pretende obter indicação dos seguintes aspectos:

  • saber se as pessoas já passaram por algum processo desse tipo;
  • observar os pontos de vista dos diferentes perfis em termos de competências, razões de turnover, satisfação; e
  • observar a distribuição desses perfis dentro do público alvo.

Formações de equipes de projetos podem ter como base as competências humanas. Nesta atividade de pesquisa, o MBTI é proposto como indicador de competências humanas.

O MBTI está apoiado em um questionário cujo resultado é um conjunto de quatro letras que indica 4 preferências de funções cognitivas dos indivíduos. Daí os perfis ISTJ, ENFP etc. Ao todo, são 16 perfis.

As diferentes categorias de projetos foram classificadas quanto a algumas métricas, resultando em 8 tipos de projetos. Para cada um desses projetos, são elencadas, segundo literaturas disponíveis, as competências humanas mais indicadas em seu gerenciamento.

São propostos alguns perfis que seriam úteis no gerenciamento de cada um dos projetos, pois suas características e preferências se co-relacionam e encontram sintonia com as competências humanas indicadas ao gerenciamento do projeto. Também são propostos perfis que poderiam complementar o do gerente do projeto, fornecendo as competências que ele possivelmente não tem.

O objetivo do questionário proposto é o de testar e subsidiar com informações de campo, a aplicabilidade dos conceitos apresentados. Saber qual a distribuição de perfis dentro do meu público alvo, qual deles é o mais raro, o mais comum etc. Saber o ponto de vista de profissionais da área quanto às competências mais importantes de um gerente e quais são as falhas mais graves, o que afeta mais a estabilidade no emprego, se já tiveram contato com algum teste de personalidade em algum processo seletivo, se já viveram algum conflito de personalidade com algum superior ou subordinado.

A atividade de pesquisa tem como objetivo propor soluções para que os profissionais da área possam maximizar sua capacidade, colocando suas competências humanas a serviço de projetos que necessitam delas. Também é objetivo facilitar a promoção da sinergia de pessoas que trabalham dentro de um mesmo grupo de software, aumentando a produtividade desses grupos.


Faça o teste de personalidade.


Faça o download do questionário: http://www.ilanet.com.br/portal/pub/Persona/FormacaoDeEquipesEmProjetosDeSoftware/Questionario-CompetnciasHumanasemProjetos.rtf


Respostas ao questionário foram enviadas para Gregorio Bittar Ivanoff com a devida identificação do respondente e a garantia de sigilo especificada, em caso de necessidade.


Palavras-chave: gestão de projetos, tecnologia


Brasil: mercado de games no Brasil


Resultados: PUC-SP MBIS, GetGC


Grupo LinkedIn. Gestão de projetos. Disponível em < http://www.linkedin.com/groups/Gest%C3%A3o-Projetos-2097282/about >. Acesso em 11 jun. 2011.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+individual+%22forma%C3%A7%C3%A3o+de+equipes%22+projetos+software&btnG=Pesquisar


Number of topics: 2


Express

Number of topics: 4


Ágora

Number of topics: 0


ILAnet

Number of topics: 5


Personality


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 10 Jan 2008

Attachment sort Action Size Date Who Comment
Questionario-CompetnciasHumanasemProjetos.rtf manage 114.0 K 10 Jan 2008 - 14:17 GregorioIvanoff Pesquisa sobre formação de equipes em projetos de software

Revision: r1.17 - 07 Mar 2021 - 01:01 - GregorioIvanoff
Persona > TesteDePersonalidade > FormacaoDeEquipesEmProjetosDeSoftware
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback