Skip to topic | Skip to bottom
Home
Persona
Persona.ElementosProdutivosDaSociedader1.9 - 11 Feb 2023 - 21:10 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Há outro debate ocorrendo atualmente, longe da atenção das massas, que pode afetar a longevidade do Long Boom. O ponto central desse debate diz respeito a cortes nos impostos, e se eles deveriam favorecer as pessoas relativamente ricas ou as pessoas relativamente pobres. Subjacente ao debate, contudo, vemos a preocupação de que a sociedade americana possa estar favorecendo "os incluídos" à custa dos "excluídos". Na verdade, os Estados Unidos são muito eficientes em termos do atendimento oferecido a ambos os grupos. Os mais abastados são os 20% superiores da população americana (em renda bruta), que dispõem de alta riqueza relativa. O outro grupo consiste nos 20% com menor renda, que vivem na pobreza. Ambos os grupos estão na "tela do radar" dos legisladores; ambos são vistos como merecedores de ajuda, com incentivos fiscais ou subsídios.

A população negligenciada consiste nos 60% restantes. O grupo mais crítico são as pessoas cuja renda bruta as coloca na faixa de 20 a 40% da população em termos de rendimentos. São pessoas que estão apenas um passo acima da linha da pobreza. Elas se saíram bem durante o período de auge das ponto.com; o problema é o que acontece agora. Industriários de áreas rurais, famílias de militares, trabalhadores sazonais, muitos profissionais liberais (como taxistas e enfermeiros que atendem em domicílio) e muitos lares com pai ou mãe solteiros encaixam-se nesta categoria. Outros países, como Japão e Alemanha, saem-se muito bem ao apoiar essas pessoas como elementos produtivos da sociedade, mas os Estados Unidos tendem a tratá-las como se não existissem. Elas são pobres demais, por exemplo, para terem planos de saúde, mas estão bem demais para receberem assistência médica gratuita.

Como resultado, o país sofre. É possível perceber a diferença na qualidade dos serviços prestados e qualidade de vida em geral. São pessoas que sofrem por problemas de saneamento básico, alcoolismo, baixa escolarização e falta de oportunidades. Ironicamente, os Estados Unidos - que foram fundados como uma reação contra a repressão européia praticada pela classe alta - criou, inadvertidamente, sua própria classe de pessoas sistematicamente puxadas para baixo.

Essas pessoas importam muito mais para a economia do que geralmente reconhecemos. Quando elas vão bem, a economia vai bem. Durante o período de prosperidade das ponto.com, por exemplo, essas pessoas viveram uma época de fartura. Os salários aumentaram e o custo de vida permaneceu baixo. Assim, elas progrediram em termos materiais. Algumas, que pagavam aluguel, conseguiram comprar suas casas. Outras deixaram a economia informal e conseguiram empregos fixos - por exemplo, a empresa Webvan contratou muitas dessas pessoas para seu serviço de entrega. Elas tiveram oportunidade de treinamento para empregos mais qualificados e seus filhos também tiveram melhores oportunidades.

Porém, nos últimos três anos, esse grupo de 20 a 40% perdeu terreno. O custo de vida subiu e os salários caíram. Os empregos ficaram mais escassos. Essas pessoas foram desproporcionalmente atingidas, e nós também sofremos porque elas são a roda principal da economia. Quando elas vão bem, consumo e investimentos são aquecidos, pelo menos na mesma razão em que isso ocorre com os mais ricos. O bem-estar do grupo dos 20-40% deveria ser um objetivo social e político importante para os Estados Unidos, além de um objetivo econômico. Suspeito, embora não possa provar, que o Long Boom só seja possível se melhorar as perspectivas desse grupo. Se isso não ocorrer, então o Long Boom, embora ainda visível, não atingirá seu potencial (Schwartz, 2003, surpresas inevitáveis).


Processo: economia em produtivos


Aprendizado e crescimento: economia


Palavras-chave: perspectivas em cenários, surpresas inevitáveis, transição, atenção


Schwartz, Peter. Cenários: As surpresas inevitáveis. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. Tradução: Maria Batista.

-- GregorioIvanoff - 04 Jan 2021
to top


You are here: Persona > Desenvolvimento > Atencao > ElementosProdutivosDaSociedade

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback