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Persona.CoordenacaoEmEducacaor1.7 - 24 May 2020 - 00:54 - GregorioIvanoff

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Pós-crise


A crise não é e não será apenas sanitária mas também econômica, social, global etc. Trabalho remoto, por exemplo. Restaurantes lotados devem ficar fora do ar por um bom tempo. Problemas de contaminação em processadoras de carne estão sendo apontados em vários lugares. Com que perfil e visão você está trabalhando? Que sugestões tem a dar para o "novo normal"? Boas iniciativas com a devida identificação devem ser promovidas.


Preparando-se para o Futuro


Sugestões transcritas de Schwartz (2003, p. 136-140):

  • Construa e mantenha seus sistemas sensoriais e de inteligência. Isso não significa apenas o sistema tecnológico. Significa os tipos contínuos de "conversas estratégicas", nas quais você e seus colegas e pessoas queridas continuam vigilantes, observando e interpretando a interação de forças que podem afetar vocês, suas empresas e comunidades.
  • Cultive um senso de oportunidade. Ao perceber que um evento se aproxima, pergunte a si mesmo: com que rapidez ele está chegando? Quando poderá ocorrer? Quanto tempo ainda lhe resta?
  • Identifique com antecedência os tipos de "avisos precoces" que sinalizariam a chegada rápida de uma mudança. Se você é um investidor estrangeiro, por exemplo, quais são os primeiros sinais de prováveis crises financeiras? Você sabe que elas ocorrerão na China e na Índia, o que é preciso investigar lá? Se você é um tecnólogo, que tipo de fundos serão evidentes primeiro em sua área antes que ela atraia verbas de outros locais? Se você está preocupado com a mudança climática, como seria o próximo sinal de alerta? E como diferenciá-lo das variações climáticas normais?
  • Providencie mecanismos para gerar o que chamo de destruição construtiva. Instituições, empresas, agências, partidos políticos e valores do passado podem revelar-se moribundos e contraproducentes em um novo ambiente histórico. Você está preparado para se descartar deles? Mais importante, você ensaiou tal medida? Que processos, práticas e organizações você chegou a desfazer nos dois últimos anos, ou no último ano? Se a resposta foi "nenhum", talvez seja hora de praticar antes de uma emergência.
  • Tente evitar a negação. Ao encontrar uma "surpresa inevitável" que dificulta a sua vida ou a de sua empresa, não finja que isso não está acontecendo. Este livro está cheio de exemplos de líderes que agravaram um problema ao tentarem negar sua importância: a AIDS na África e na Rússia, o problema das telecomunicações e a potencial gravidade da mudança no clima global.
  • Pense como uma empresa de produtos primários. A maioria dos produtos, serviços e somas financeiras comercializadas tem a ver com bens básicos - ninguém possui monopólio por sua produção e, assim, todos estão sujeitos às oscilações na oferta e na procura a qualquer momento. Isso inclui não apenas bens reais, como petróleo, ouro e trigo, mas também o preço de ações, receitas fiscais e faturamento comercial. É muito fácil acreditar, durante a subida dos preços, que desta vez é diferente, e que seu produto subirá para sempre. Contudo, mais cedo ou mais tarde o preço atingirá um teto. Ele pode vir subitamente e, depois, o que resta é a queda abrupta e altamente perturbadora.
  • Conscientize-se da capacidade crítica e do grau de discernimento exigido pelas novas situações. Aja deliberada e humildemente ao ingressar em novas situações que exijam sua capacidade de julgamento. Todos os indivíduos e empresas de sucesso têm um núcleo integrado de decisões - não apenas conhecimento, mas a capacidade para tomar decisões sensatas em determinada área, que é a base do sucesso. Em tempos de turbulência, a tentação para deixar de lado sua competência e aproveitar oportunidades externas é grande. Essa espécie de risco é o que geralmente causa os maiores problemas.
  • Valorize ao máximo a educação. A maior parte dos fracassos de adaptação, na verdade, ocorre porque as pessoas não aprenderam o suficiente sobre as mudanças que estavam por vir. No futuro, teremos que estudar muito mais. Se os avanços na ciência e tecnologia são uma indicação, o trabalho será cada vez mais intenso em termos de conhecimento, e o valor do conhecimento científico, em particular, será cada vez maior.
  • Valorize muito o desenvolvimento sustentável e ecológico. Esta não é apenas uma questão política e ambiental global, mas um veículo para a integração e desenvolvimento de alta qualidade. Teríamos que praticamente administrar uma empresa que segue essa trilha para reconhecermos seu valor; tal empresa concentra sua atenção nos "efeitos colaterais" de suas ações, de modos extremamente úteis.
  • Valorize ao máximo a infraestrutura e o apoio financeiro. As pessoas precisam de redes de segurança e garantias contra crises. As empresas precisam embutir tais salvaguardas e ajudar seus empregados a formarem a infraestrutura que precisam. A sociedade como um todo precisará estar atenta aos interesses do grupo dos "20 a 40%", ao qual geralmente ninguém presta atenção.
  • Cultive contatos. No mundo de 2025, as pessoas estarão inevitavelmente em contato, com maior regularidade e abrangência do que hoje. A computação quântica, a banda larga universal, a maior longevidade, a globalização e a energia limpa reformularão nosso mundo, rumo a uma interconexão muito maior. Você está preparado para isso? Você possui contatos profundos e francos, que o ajudem a passar pela próxima turbulência?


Aprendizado e crescimento: futuro


Palavras-chave: surpresas inevitáveis, desenvolvimento, coordenação, economia, educação, inovação, confiança, trabalho, eventos, estudo, pontos, crise, Davi Furigo de Melo, Arildo Bertan, Márcio Eustáquio de Castro Linhares, Gregorio Bittar Ivanoff


Alvin Toffler (Nova Iorque, 4 de outubro de 1928 - Los Angeles, 27 de junho de 2016). Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Alvin_Toffler >. Acesso em 21 mai. 2020.

Chris Anderson: How web video powers global innovation. Available from < http://www.ted.com/talks/chris_anderson_how_web_video_powers_global_innovation >. access on 11 June 2015.

COVID-19. COVID-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019) é uma doença infeciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/COVID-19 >. Acesso em 27 abr. 2020.

Domenico De Masi (Rotello, 1 de fevereiro de 1938). Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Domenico_De_Masi >. Acesso em 21 mai. 2020.

Dos Santos, Sergio Luiz. Um estudo sobre a importância da tecnologia da informação para a economia. Escola Politécnica USP, 9 set. 2003. Disponível em < http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Ilanet/ImpactosDaTecnologiaDeInformacao?skin=print.pattern >. Acesso em 21 mai. 2020.

Faith Popcorn (born Faith Plotkin, New York City, 11 February 1947). Available from < https://en.wikipedia.org/wiki/Faith_Popcorn >. access on 21 May 2020

Peter Drucker (19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA). Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Drucker >. Acesso em 21 mai. 2020.

Sala de aula: As interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes, III Encontro de Formação Docente Continuada, Pró-Reitoria de Graduação, Direção Geral de Ensino, ULBRA, Campus Canoas, RS, 27 e 28 de julho de 2010.

Schwartz, Peter. Cenários: As surpresas inevitáveis. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. Tradução: Maria Batista.

Sigmund Freud (Freiberg in Mähren, 6 de maio de 1856 – Londres, 23 de setembro de 1939). Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud >. Acesso em 23 mai. 2020.


https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=coordena%C3%A7%C3%A3o+%22em+educa%C3%A7%C3%A3o%22+%22em+inova%C3%A7%C3%A3o%22&btnG=


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+individual+coordena%C3%A7%C3%A3o+%22em+educa%C3%A7%C3%A3o%22&btnG=Pesquisar


Hospitality / Hospitalidade


This table shows the four areas of ilanet virtual infrastructure and its correspondence to ambient intelligence scenarios. / Esta tabela mostra as quatro áreas da infraestrutura virtual da ilanet e sua correspondência com os cenários de inteligência do ambiente.


1: Fiorella: personal ambient communicator / comunicador ambiente pessoal Efficiency / Eficiência (Express) 3: Carmen: traffic optimisation / otimização de tráfego
Personality / Individualidade (Persona)   Community / Comunidade (Ilanet)
2: Federico: connecting people and expressing identities / conectando pessoas e expressando identidades Sociability / Sociabilidade (Ágora) 4: Annette and Solomon / Salomão: social learning by connecting people and creating a community memory / aprendizagem social conectando pessoas e criando uma memória comunitária


Number of topics: 16


Express

Number of topics: 1


Ágora

Number of topics: 3


ILAnet

Number of topics: 4


Personality


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 20 May 2020
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