Skip to topic | Skip to bottom
Home
Main
Main.EscolaPolitecnica1953r1.3 - 05 Dec 2021 - 04:22 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Quadro virtual de formatura da turma de 1953 da Escola Politécnica


Caros Colegas,

Neste Dezembro de 2003, estamos comemorando meio século de importante contribuição para a Engenharia Nacional, formados que fomos pela Escola Politécnica da Universidade de Sao Paulo, em Dezembro de 1953!

Lembro-me, e certamente todos os Colegas, que documentamos aquela inesquecível conquista mandando fazer um belíssimo e imponente Quadro de Formatura, obra de alguns inspirados Colegas...

Nos cotizamos para isso (talvez alguns até com dificuldades!) e o entregamos à guarda da Escola, na nossa despedida, na antiga Poli da Praça Cel. Fernando Prestes.

Foi solenemente instalado no hall do Edifício Santiago, mas seu posterior desaparecimento até agora é obscuro!!!

Um Quadro de Formatura é, evidentemente, recordação para a posteridade!!!

Mas, reconstituindo sua história, nunca conseguimos encontrar alguém que depois o tenha visto, seja algum de nós, nossos amigos e posteriores colegas, e mesmo nossos filhos que seguiram a nossa trilha, cursando a Poli!

Assim, já para a comemoração dos 25 anos, em 1978, em inesquecível enconto no Jockey Club, improvisamos um poster que o reproduzia, baseado em fotografia tirada por ocasião da formatura.

Na época, essa iniciativa tornou-se a única solução, visto que, depois de insistente procura, só conseguimos encontrar, em depósito da Escola na Cidade Universitária, apenas alguns destroços do Quadro, insignificantes para qualquer tentativa de reconstrução!

Esse poster foi, posteriormente, entregue à Escola para constar, em substituição, na ilustre galeria dos Quadros dos formados da nossa querida Poli.

No entanto, por um inexplicável sortilégio, também esse poster nunca mais foi visto!!!

Agora, no Cinquentenário, os recursos para a sua reconstituição são maiores, ainda que os antigos subsídios sejam os mesmos.

Assim, com a indispensável ajuda de dois de meus muito queridos e dedicados 'meninos', Otavio e Gustavo Exel, criamos o "Quadro de Formatura 'Virtual' da Turma de '53 da Poli"!!!

O início foi o mesmo: um simples negativo fotográfico, que nem era o original, mas obtido daquela histórica foto de 1953, insuficiente para um trabalho melhor!

Escaneado esse negativo, com a fantástica resolução de 2.300 dpi, resultou neste lindo trabalho, que tenho a satisfação de compartilhar com o querido Colega, na Internet, para a eternidade:

http://ruy.exel.com.br/ Quadro de Formatura da Turma de '53 da Poli-USP

É com a maior alegria que estou mandando esta mensagem tambem para aqueles queridos Colegas com os quais convivemos naqueles inesquecíveis tempos mas, por quaisquer circunstâncias, não figuram no Quadro!

Também, indiretamente, para Familiares dos que no Quadro constam, mas não consegui localizar!

E... muito especialmente!: Para queridos Colegas desaparecidos, em nome de seus Familiares.

Abraços cinquentenários, felicidades em 2004!

Ruy Exel

-- GregorioIvanoff - 05 Jan 2004
to top


Main.EscolaPolitecnica1953 moved from Ilanet.EscolaPolitecnica1953 on 18 Nov 2020 - 18:22 by GregorioIvanoff - put it back
You are here: Main > DimetriIvanoff > CurriculoDimetriIvanoff > EscolaPolitecnica1953

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback