Skip to topic | Skip to bottom
Home
Main
Main.CurriculoDimetriIvanoffr1.10 - 04 Oct 2018 - 14:30 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Curriculum Vitae em Transformadores


Atividades profissionais e acadêmicas relacionadas com transformadores

15 de junho de 2000

Proposta da utilização de transformadores com seletores de derivações estáticos com semicondutores de potência para a operação em tensão variável de linhas de transmissão de corrente alternada. Conferência no Instituto de Engenharia de São Paulo, com resumo publicado no n.542, p30, da revista Engenharia.

1999

BRANDÃO JR, A.F.; DE SILOS, A.C.; PEREIRA DA SILVA, I.; IVANOFF, D. "A Method for Checking in the Field the Precision Class of Inductive Voltage Transformers". 11th International Symposium on High Voltage Engineering -ISH 99, London 1999, Conference Proceedings p.1209-1212.

26 de março de 1997

Participação na banca de exame de tese de doutorado de Izael Pereira da Silva. Título da tese aprovada: "Uma proposta de verificação da classe de exatidão de transformadores de potencial indutivos".

Março de 1996

Professor de curso sobre "Transformadores de potencial indutivos - Teoria e ensaios", dado no Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) em Xerém, Rio de Janeiro. O curso foi ministrado juntamente com os engenheiros Izael Pereira da Silva e Antonio Carlos de Silos, teve duração de 3 dias, com um dia de demonstrações experimentais. Tópicos principais:

  • Circuitos equivalentes e modelos matemáticos;
  • Erros de relação e de fase e sua influência sobre as medições de potência ativa; paralelogramos de exatidão;
  • Erros em vazio e sua relação com o mapeamento da indução magnética;
  • Determinação experimental das características em vazio e em carga; método de Moellinger e Gewecke;
  • Diretrizes para projeto de um transformador de potencial indutivo (TPI);
  • Padronização de acordo com as normas brasileiras;
  • Métodos experimentais para a determinação da exatidão de TPIs.

Fevereiro de 1996

Dentro de um programa de estudos de longo prazo sobre reguladores estáticos de tensão alternada, publicação de notícia sobre uma nova família de reguladores, inspirados no regulador de bobina móvel em curto circuito de NORRIS. Encarte da "Resenha do PEA" -(Dep. de Energia e Automação Elétricas da Escola Politécnica da Univ. São de Paulo - EPUSP), ano II, n.1, com o título: "Uma classe especial de reguladores de tensão alternada estáticos por modulação de fluxo".

1995

Orientação de programa de pesquisas do engenheiro e mestre José Carlos MENDES, descrito na tese de doutorado: "Redução de falhas em grandes transformadores de alta tensão". EPUSP.

Dezembro de 1993 a fevereiro de 1994

Consultoria para a empresa IMBRAMEQ Indústria Brasileira de Máquinas e Equipamentos Ltda. Desenvolvimento de roteiros de projeto de estabilizadores ferro-ressonantes. Dimensionamento de filtros de terceira harmônica para reduzir a distorção da onda de tensão na saída.

1989

Orientação de programa de pesquisas do engenheiro José Carlos MENDES, descrito na dissertação de mestrado: "Sobretensões ressonantes: fundamentos, falhas e monitoramento contínuo de transformadores de alta tensão".

1983

Orientação de pesquisas de pós-graduação do engenheiro Neun Kong Lai Song, descritas na dissertação de mestrado: "Modelagem da histerese magnética em programas digitais de simulação de transitórios eletromagnéticos", EPUSP.

1981

IVANOFF, D. "Simulation of magnetic hysteresis by algorithms based on circulation rules". IPC Science and Technology Press. 7th PSCC - Power Systems Computation Conference Proceedings, Lausanne.

1978

Centro de Pesquisas Elétricas - CEPEL (Rio de Janeiro). Como parte de programa de desenvolvimento da eletrificação rural no Brasil, promovido pela ELETROBRÁS, consultoria em padronização de pequenos transformadores para instalações em redes aéreas no campo. Considerada a possibilidade de aplicação de transformadores encapsulados em epoxi.

1978

Orientação dos trabalhos de pesquisa do engenheiro Amilcar Araújo MILASCH, descrito na dissertação de mestrado: "Transitórios em transformadores de corrente para relés de proteção". EPUSP.

1977

Proposta de uma nova (na medida do conhecimento do autor) versão do método de decomposição ao modelamento de transformadores em regime senoidal e com formas de onda arbitrárias.

IVANOFF, D. "Simulation of multiwinding transformers". IEEE Power Engineering Society Summer Meeting, Mexico, Paper A 77747-9.

1963 a 1972

NATIVA Construções Elétricas S.A. (Campinas, SP). Desenvolvimento de programas de computador originais para projeto de transformadores de distribuição, descritos (com autorização da diretoria da NATIVA) em teses apresentadas em 1964 (concurso para livre docência) e em 1967 (concurso para professor catedrático) na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Os programas passaram a ser aplicados em operação normal da fábrica, que cresceu cerca de 9 vezes no período, passando a figurar entre as 15 maiores do país. Pesquisas sobre uso do alumínio na construção de transformadores, com vários fornecimentos comerciais. Pesquisas iniciais sobre reguladores de tensão alternada estáticos por modulação de fluxo.

1969

IVANOFF, D. Considerações sobre a escolha de sistemas de distribuição para eletrificação rural. 3a Conferência Latino-Americana de Eletrificação Rural, México.

1967

IVANOFF, D. A seleção econômica de transformadores de distribuição. Tese para concurso à cátedra de Sistemas Elétricos de Potência EPUSP.

1967

Porcelana São Sebastião S.A. (Pedreira, SP). Projeto e construção de vários equipamentos para laboratório de ensaios de isoladores de porcelana. Entre eles, um transformador com núcleo de ar de alta freqüência (250kV, 250kHz), tipo TESLA, com bancada de controle e mesa giratória.

1966

Escola de Engenharia MAUÁ. Pesquisas sobre método de medida de perdas dielétricas de estruturas isolantes de alta tensão baseado no circuito de DOBLE, para substituir com vantagem medidas tradicionalmente feitas com ponte de SCHERING. Construção de capacitores de baixas perdas a ar e a gás comprimido.

1965

INDUCON Capacitores S.A. (São Paulo, SP). Projeto, construção e de equipamentos para laboratório de ensaios de alta tensão de capacitores, incluindo indutores com núcleo de ferro até 25kV. Montagem e colocação em funcionamento de gerador de impulsos marca FERRANTI de 200kV. Experiências para detecção de descargas parciais (corona) no interior dos capacitores. Acompanhamento do projeto e construção de capacitores especiais de baixa indutância residual, capazes de suportar descargas em curto circuito, para uso em geradores de impulsos.

1964

IVANOFF,D. Projeto de transformadores com computadores digitais. Tese para concurso à livre docência, EPUSP.

1963

NATIVA Construções Elétricas S.A. (Campinas, SP). Montagem de laboratório de ensaios de rotina para transformadores de distribuição. Elaboração de roteiros e implantação de ensaios de rotina e de tipo. Projeto e construção de transformador de ensaio de 100kV, impregnado com óleo sob vácuo, de bancadas de controle e ajuste de tensões de ensaio

1956 a 1966

RESILAM Indústrias Elétricas S.A. (São Paulo, SP). Paralelamente a atividades de professor assistente em tempo parcial na Escola Politécnica, projeto e desenvolvimento independente da construção de isoladores de passagem (buchas condensivas) para transformadores de potência para tensões nominais até 138kV. Núcleos construídos com papel baquelitizado e com papel impregnado com óleo, nas tensões mais altas. Uso de películas de resistividade superficial elevada para redução de descargas parciais. A RESILAM foi, neste período, única produtora no país de buchas condensivas de alta tensão. Acompanhamento de ensaios de buchas nas principais fábricas de transformadores do país. Projeto e constução de buchas de epoxi, para tensões até 35kV.

1953 a 1956

Acompanhamento da instalação e realização de ensaios do novo salão de alta tensão do Instituto de Eletrotécnica da Universidade de São Paulo (IE-USP) com cascata de transformadores até 750kV e gerador de impulsos até 2.400kV. Detecção de defeitos em transformadores, por ocasião de ensaios de impulso, pelo registro e análise de correntes para terra. Acompanhou também, na qualidade de colega mais jovem, os trabalhos do engenheiro Dario Queiroz Galvão, defensor entusiasmado do desenvolvimento tecnológico do país (projeto de máquina para enrolar grandes tubos de papel baquelitizado, resistor coaxial para a medida de correntes de impulso,...).

1953 a 1956

Como engenheiro eletrotecnologista do Laboratório de Alta Tensão do IE-USP, sob a chefia do saudoso engenheiro e mestre José Luiz dos Santos Pereira, participou dos trabalhos de reconstrução de transformador industrial de 88kV. Revisão da literatura sobre uso e propriedades do papel e papelão impregnados com óleo. Uso de instalações experimentais para impregnação (com óleo, sob vácuo) de transformadores compactos de Raios X.


Palavras-chave: circulação de corrente em meio equipotencial?, tranformadores


Resultados: outros dispositivos estáticos com núcleos magnéticos, Escola Politécnica 1953


Number of topics: 3


Express

Number of topics: 0


Ágora

Number of topics: 0


Persona

Number of topics: 0


Community


Efficiency? / Eficiência   Community? / Comunidade?
  Twitter? Pipl?
  Annual report? / Balanço anual?  
  Research social networks? / Redes sociais de pesquisa? Wikipedia?
Personality / Individualidade   Sociability? / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 05 Jan 2004
to top


You are here: Main > DimetriIvanoff > CurriculoDimetriIvanoff

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback