Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.VantagensEstrategicasDoSoftwareLivrer1.2 - 19 Nov 2008 - 20:44 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

PSL-Brasil

Aspectos econômicos do software livre

Hudson Lacerda


GNU BIS

Vantagens estratégicas do software livre

A cada ano que passa, o software livre ganha mais força, movido pela paixão de milhares de desenvolvedores e milhões de usuários que acreditam em uma ética segundo a qual o conhecimento não deve permanecer oculto, mas ser compartilhado.

Este trabalho tem como objetivo mostrar, através de estudos de casos, que o software livre é uma fonte de vantagem estratégica para as empresas, trazendo benefícios práticos, independentemente de posições filosóficas ou princípios morais.

O trabalho começa apresentando alguns conceitos fundamentais relacionados ao tema, conta um pouco da história do software, e passa a apresentar os casos que servirão para demonstrar que as vantagens estratégicas oferecidas pelo software livre são um padrão constante, e não apenas casos isolados.

Tentaremos também rebater algumas críticas, que sob a luz dos casos apresentados se revelarão como simples mitos (Ou parte de uma estratégia para disseminar medo, incerteza e dúvida (Fear, Uncertainity, Doubt – FUD?).

Concluiremos com uma visão do que ainda precisa ser feito e como a comunidade deve direcionar seus esforços para que o software livre torne-se uma opção cada vez mais viável para o ambiente corporativo.

Este trabalho está disponível sob a Licença de Documentação Livre GNU (GNU FDL), oferecendo liberdade de leitura e distribuição, em qualquer meio, com ou sem modificações. Com isso temos o objetivo de disseminar a informação - que vale mais quando é compartilhada, e não quando permanece restrita.

Caso você encontre qualquer imprecisão, ou queira incluir mais informações sobre qualquer assunto abordado, envie seus comentários para a lista de discussão.

http://listas.softwarelivre.org/cgi-bin/mailman/listinfo/estrategia


Texto completo

http://web.archive.org/web/20051024233552/http://www.gnubis.com.br/download/vantagens-sl.pdf


http://www.gnubis.com.br/cgi-local/twiki/bin/view/VESLAC/WebHome

-- GregorioIvanoff - 25 Jun 2003
to top


You are here: Ilanet > Software > SoftwareLivre > VantagensEstrategicasDoSoftwareLivre

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback