Mercados que apresentam maiores dinamismo e
sustentabilidade são também mais interessantes e produtivos. Como conseqüência também apresentam maior
capacidade de aprendizagem e maiores oportunidades de
desenvolvimento e de aplicação de
tecnologia.
Mercados improdutivos, por sua vez, teriam menor capacidade de aprendizagem e mais barreiras ao fluxo livre e competitivo de informação e conhecimento. A análise da componente
dinâmica dos mercados deveria levar em conta, em qualquer hipótese, a possibilidade de variação das condições de desempenho e sustentabilidade, e a qualidade de
valores institucionais.
É provável que não existam escalas específicas para dinamismo e sustentabilidade dos mercados. Para outras sub-categorias como
desenvolvimento de mercado,
dinâmica dos mercados,
dinamismo dos mercados ou
valores institucionais, também não foram identificadas até este momento escalas de variabilidade.
Uma primeira possibilidade de identificação de escalas de variabilidade pode estar relacionada com a participação do
Brasil em mercados globais, considerando o interesse crescente que o tema da sustentabilidade vem despertando.
Pretende-se avançar nesta exploração identificando o tema
valor institucional em sustentabilidade, em programas educacionais de
escolas de negócios.
O registro de resultados será preferencialmente realizado a partir de
programas,
planos e
projetos? em
pesquisa e desenvolvimento.
Possivelmente será interessante explorar também desempenho e processo a partir de
sistemas de conhecimento, em contraposição a sistemas de
custos de transação e
desempenho.
A
análise de sustentabilidade em sistemas de conhecimento pressupõe a consideração de conceitos como:
viabilidade econômica em pesquisa,
criação e integração em conhecimento,
produção econômica em conhecimento.
Palavras-chave:
escolas de negócios
Keywords:
policy advice
PhD program in Environmental Economics. University of Gothenburg. The Department of Economics, University of Gothenburg, has a long history of supporting PhD candidates from developing countries. The purpose of the program is to strengthen the capacity in developing countries and in particular the capacity to teach environmental economics at the university level and to establish a firm basis for research that can be used for policy advice. Indicado por
Joaquim Tavares Perrelli. Disponível em <
http://www.hgu.gu.se/item.aspx?id=5635 >.
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GregorioIvanoff - 01 Nov 2011
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