Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.UbuntuDUNr1.1 - 04 Feb 2016 - 15:29 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Ubuntu deixou de fazer conexão automática com celulares Nokia (DUN)


Atualizei o Ubuntu para a versão 14.04 LTS a partir de versão anterior (12) em que a conexão funcionava perfeitamente para 3 tipos de celulares Nokia: E63, Asha 305 e C3-00. Na instalação anterior o DUN funcionava perfeitamente e sem maiores problemas, reconhecendo os parâmetros da operadora automaticamente.

Agora, o Ubuntu reconhece apenas um dos celulares, o C3-00; que, além da opção "Acesse a internet usando seu celular (DUN)", tem também a opção "Use seu telefone celular como um dispositivo de rede (PAN/NAP)".

Em qualquer um dos 3 tipos de celulares (E63, Asha 305 e C3-00), a opção DUN, quando clicada, retorna "Erro: tempo expirado ao detectar detalhes do telefone". O C3-00, apesar de também receber a mensagem, termina a configuração corretamente. A configuração de acesso do C3-00 fica disponível nas opções de conexões de rede, na aba superior. Ou seja, apesar de retornar erro para a opção DUN, o C3-00 fica disponível como opção de acesso à Internet na aba de conexões. É só clicar em Rede C3-00 e pronto; a conexão se estabelece sem a necessidade de qualquer outra providência.

Na versão anterior do Ubuntu, os celulares, quando configurados pelo DUN, criaram nas opções de conexão uma configuração de acesso denominada "TIM Padrão 1" (válido para TIM, mas disponível para todas as operadoras do Brasil ou de outros países). Consegui criar uma opção de conexão de rede "TIM Padrão 1" para "Banda larga móvel". Essa opção deve ser necessária para modem usb mas não tem nenhum efeito para viabilizar a conexão do computador com o celular.

Estou tentando descobrir o que aconteceu ainda sem sem sucesso e mantendo as tentativas na versão 14.04 LTS.

Fiz testes de retornar as versões 13.10 Saucy Salamander e 12.04.5 LTS Precise Pangolin. O erro para o DUN permanece o mesmo e os celulares fora do ar.

Liguei para a operadora TIM e não existem quaisquer restrições na operadora. Os celulares estão nas suas configurações originais.

Indiquei a seguir alguns textos e fiz algumas tentativas de correção. Acredito que as bibliotecas do Ubuntu deixaram de suportar recursos para os celulares Nokia, antes disponíveis.

Estou registrando esta página para manter o relato indexável pelo Google. Assim verifico se uma solução foi disponibilizada ou a informação correta publicada.

Estou criando uma página para comentários (Facebook e Twitter) em Internet em celular DUN.


Keywords: Ubuntu


Resultados: Internet em celular DUN

-- GregorioIvanoff - 04 Feb 2016
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback