IVANOFF, Gregorio Bittar; SPINA, Edison; SPINOLA, Mauro de Mesquita; FRANCISCHINI, Paulino Graciano. Sistemas de Gestão de Conhecimento em Software Livre, KM Brasil 2003, SBGC, 2003. Disponível em < http://www.kmbusiness.net/images/Ivanoff1.pdf >. Acesso em 08 nov. 2008.


Segundo TURBAN, sistema é uma coleção de elementos como pessoas, recursos, conceitos e procedimentos, reunidos com a intenção de realizar uma função identificada ou servir a um objetivo.

Segundo FERRAZ, N. 'A cada ano que passa, o software livre ganha mais força, movido pela paixão de milhares de desenvolvedores e milhões de usuários que acreditam em uma ética segundo a qual o conhecimento não deve permanecer oculto, mas ser compartilhado.'

Atividades intensivas em conhecimento podem estar fortemente relacionadas com sistemas. A área de software livre inclui desenvolvimento de sistemas, comunidades de prática, portais corporativos, robôs, trabalho virtual, comunicação e diversas outras atividades intensivas em conhecimento.

Gestão de Conhecimento pode ser definida segundo diferentes orientações. Segundo WILLMOTT, H., para muitos, e especialmente os que desenvolvem atividades em tecnologia da informação, trata do armazenamento e recuperação de informações, como por exemplo nas atividades de data warehousing. Para outros, que estão em minoria, gestão de conhecimento trata de descobrir e desenvolver processos organizacionais que valorizam e cultivam um processo dinâmico de aprendizagem que é coletivamente compartilhado e irredutível à informação.

De acordo com a Free Software Foundation, software livre é aquele que oferece quatro liberdades fundamentais: a liberdade para usar o programa, para qualquer propósito, a liberdade para estudar seu funcionamento, a liberdade para distribuir cópias e a liberdade para melhorá-lo e disponibilizá-lo com suas melhorias.

Este trabalho tem como objetivo apresentar o conceito e explorar potencialidades de sistemas de gestão de conhecimento em software livre . Sempre que possível, serão apresentados casos práticos de aplicação.


Palavras-chave: ética em tecnologia, orientações de valor


English: open source software in knowledge systems


Brasil: Ministério da Justiça do Brasil.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=sistemas+gest%C3%A3o+conhecimento+%22software+livre%22&btnG=Pesquisar

-- NelsonFerraz, GregorioIvanoff - 03 Jul 2003

Revision: r1.11 - 19 Dec 2021 - 19:34 - GregorioIvanoff
Ilanet > Organizacao > SistemasDeConhecimento > SoftwareLivreEmSistemasDeConhecimento
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback