Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.SoftwareLivrer1.24 - 12 Aug 2020 - 17:06 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Apoiadores do Software Livre!


Se não sabem ainda, o Projeto Software Livre RS [PSL-RS], articulação de entidades públicas e privadas, universidades, governos, grupos de usuários e voluntários que apóiam a ampla disseminação dos conceitos de Software Livre, Código Aberto e Software Público Brasileiro, está disponibilizando um novo servidor "livre" de listas e quer que vocês colaborem divulgando esse informe em suas listas de usuários, canais de chat ou contatos com outros apoiadores nacionais dessa causa.

Para quem desconhece, o PSL-RS é o organizador do Fórum Internacional de Software Livre 2003 [FISL2003], maior evento multi-disciplinar nessa área, que este ano será de 5 a 7 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS [mesmo local de 2002]. O espaço está confirmado e temos o apoio de infraestrutura da PROCEMPA [estatal do município de Porto Alegre, com apoio oficial da Prefeitura]. Mas, como sabem, o atual governo do estado do RS não se posicionou quanto ao Software Livre como o fez o anterior, portanto a parceria com a PROCERGS não é certa. Então, para realizar a demanda amplamente votada no encerramento do FISL2002, precisaremos de muitas iniciativas e colaborações da Comunidade, principalmente de voluntários do GUs e seus contatos em empresas que queiram divulgar sua marca junto e durante o FISL2003. Como foi dito na época, está em nossas mãos!

Mas para organizar tudo isso, o PSL-RS disponibilizou diversas listas que agregam voluntários [inclusive empresários] que querem colaborar de fato nessa organização. Na minha assinatura [ao pé desta mensagem] está o link para o diretório de listas. Algumas delas, devo já sinalizar sua finalidade [todas elas dão preferência ao modo texto]:

  • Coordenação: membros da Coordenação do PSL-RS e debates sobre a organização do FISL2003. Somente pessoas convidadas serão aceitas, devendo elas se apresentarem formalmente aos adiministradores [coordenacao-owner@listas.softwarelivre.org]. Representantes de outras ONGs, GUs, empresas, universidades, cursos, escolas, órgãos de governo, etc. podem ser aceitos contando que sigam o procedimento aqui apresentado.

  • GTs: verão que existem vários GTs que tem finalidades específicas na organização do FISL2003. Aceitamos voluntários de outros estados desde que se apresentem formalmente aos administradores de cada lista: GT--owner@listas.softwarelivre.org e assumam o compromisso de atuar [assumir tarefas] para a realização do FISL2003.

  • Notícias: lista pública de divulgação [não debates] de qualquer notícia sobre Software Livre, Código Aberto, Softwares Públicos no Brasil e no exterior, visando disseminar o está acontecendo no mundo. As notícias devem sempre explicitar a fonte da informação [colocar o link] e seus autores e serão monitoradas antes da publicação.

  • Informes: lista pública [não debates] de iniciativas do PSL-RS e de seus membros. Segue as mesmas regras da lista Notícias.

  • Estratégia: lista pública de debates sobre estratégias para a promoção do Software Livre. Ela é uma iniciativa do pessoal do QuilomboDigital.org e é administrada por eles.

  • ONG-BR: Atenção pois essa merece um destaque especial! O PSL-RS crê que está na hora do Movimento Software Livre no Brasil ter uma identidade que o apresente nos fóruns oficiais de discussão de politicas de Tecnologia de Informação e Comunicações e de Inclusão Digital. Para isso precisamos de uma entidade nacional que congregue todos os apoiadores dessa causa e que prestigie seus afiliados como os reais atuantes em suas regiões. Para isso estamos fazendo o debate nacional através desta lista, buscando ter durante o FISL2003 uma assembléia geral que oficialize tudo que debatemos na fundação de uma ONG. Portanto quanto mais amplo for esse debate maior aceitação e penetração terá essa ONG e essa lista pública visa justamente isso, aproximar todos para realizar esse sonho.

Feita nossa apresentação, queremos extender o convite para que venham integrar-se a nossa luta. Não prometemos facilidades, mas sim muito trabalho e a gratificação de construir algo que certamente ajudará na democratização da informação, na inclusão digital sem restrições, na informatização dos serviços públicos e no maior controle do Estado pela população, fazendo a revolução social e pacífica que todos almejamos para o Brasil.

Sejam bem-vindos as nossas listas e vamos construir a ONG nacional do Software Livre!

Obrigado pela especial atenção.
Paz, Vida Longa e Prospere!

Ronaldo Cardozo Lages
Porto Alegre, RS - Brasil

Debian-BR #407 [Woody] GNU/LinuxCounter #128171 GNU/LinuxMachine #178124
Portal do Projeto Software Livre RS - http://www.softwarelivre.org
Servidor de Listas - http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo

-- GregorioIvanoff - 01 Dec 2003


A cidade alemã de Munique luta para levar adiante seu plano de adotar aplicativos de software livre em toda a sua estrutura administrativa, de acordo com a imprensa alemã, que pinta um quadro cada vez mais sombrio de um projeto que já foi considerado uma brilhante história de sucesso para o Linux.

Problemas técnicos e financeiros têm complicado o projeto LiMux. A resistência à mudança dentro da Rathaus (a prefeitura) também tem sido citada pelos jornais alemães como uma fonte de problemas que podem atrasar a implantação do projeto.

No entanto, membros da equipe do projeto LiMux afirmam que os problemas atuais não são insuperáveis e não guardam relação direta com o uso de software livre. "É verdade que a migração para o modelo livre precisa superar alguns problemas, mas acredito que não existam projetos sem eles", disse Peter Hofmann, gerente do LiMux. "Esperamos que essas dificuldades possam ser vencidas com o tempo".

http://www.b4unews.com.br/conteudo.php?ct=noticias&categoria=2&idnoticia=349&idcomunidade=1

-- GregorioIvanoff - 08 Apr 2004


extraído do Notícias do Linux de 17/07/03

O site Express.Mozilla.org anunciou a criação de uma organização sem fins lucrativos, a Mozila Foundation, que terá como objeyivo desenvolver e dar suporte ao browser Express.Mozilla e seus derivados.

Grande parte da fundação será composta pelo atual staff do Express.Mozilla.org, com o ingresso de outros líderes do setor Open Source como Mitch Kapor, presidente da fundação.

A AOL decidiu ajudar a Express.Mozilla Foundation destinando 2 milhões de dólares, hardware e outros recursos.

A IBM, Red Hat e Sun também garantiram suporte para a recém nascida fundação.

Site da Express.Mozilla Foundation:

http://www.mozillafoundation.org/

Maiores detalhes em:

http://mozillazine.org/articles/article3420.html


http://info.abril.com.br/aberto/infonews/072003/16072003-2.shl

plantão info / E-Business

Express.Mozilla abandona Netscape

Quarta-feira, 16 de julho de 2003 - 11h26

SÃO PAULO - O grupo de desenvolvimento de software de código aberto Express.Mozilla.org se desligou oficialmente ontem (15) da Netscape. Especialistas acreditam que os dias daquele que já foi o maior browser da web dentro da AOL estão contados.

Agora, a Express.Mozilla.org segue com as próprias pernas, como diz o site InternetNews.com, sob o comando da nova instituição sem fins financeiros The Express.Mozilla Foundation.

-- GregorioIvanoff - 22 Jul 2003


http://workingknowledge.hbs.edu/pubitem.jhtml?id=3582&t=technology

Entrevista com Siobhán O'Mahony, professora da Harvard Business School - Programmers contribute to free software and open source projects for many reasons -- some for the fun of it, some to improve their skills, others for a paycheck. Many people have wondered why these people give their work away. The truth is that many projects have incorporated in order to protect themselves from individual liability. Since the Free Software Foundation was founded in 1985, a number of new nonprofit foundations have formed, often around specific technologies, to serve the interests of programmers.

-- GregorioIvanoff - 22 Jul 2003


A versão 5.0.0 Alpha do MySQL, o banco de dados open source mais usado e famoso do mundo, acaba de ser lançada, com uma grande novidade : Suporte à Stored Procedures. As novas funcionalidades vem sendo implementadas com muito cuidado pelos desenvolvedores do SGBD, para que o MySQL não perca sua principal característica : Sua excelente performance. Lembrando que se trata de uma versão Alpha, e não deve ser utilizada de forma alguma em ambientes de produção.

Maiores informações em http://www.mysql.com/downloads/mysql-5.0.html

Nelson Pinheiro
Sales Manager
MySQL Brasil
+55 31 3273-4415
http://www.mysqlbrasil.com.br

-- GregorioIvanoff - 05 Jan 2004


Mais pessoas procurando defeitos significa mais defeitos encontrados e consertados;

Livre das considerações do mercado, os desenvolvedores liberam mais correções e melhoramentos, e mais frequentes;

Software proprietário não garante a qualidade, numa tentativa de evitar responsabilização legal;

A disponibilidade do código-fonte permite que os usuários corrijam, adaptem e melhorem por sua própria conta.


Quarta-feira, 17 de setembro de 2003 - 10h42

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092003/17092003-6.shl

SÃO PAULO - A comunidade de software livre de São Paulo colocou no ar um site para servir como centro para o debate de idéias e para a criação de projetos baseados em código aberto.

O endereço pretende reunir desenvolvedores, usuários, analistas, integradores, hackers, empresários, funcionários públicos, professores, estudantes e todos os demais interessados no tema. Lá pode ser acessado o documento de criação do Projeto Software Livre São Paulo - que tem entre suas principais propostas o apoio à criação, no estado paulista, de grupos, entidades e empresas ligadas ao software livre, além do apoio e incentivo a projetos de inclusão digital.

O Projeto Software Livre São Paulo também pretende apoiar as iniciativas e trabalhos da Free Software Foundation e quer estudar formas de viabilizar legalmente os termos da GPL e do Copyleft no Brasil.

O endereço do Projeto Software Livre São Paulo na web é http://psl-sp.softwarelivre.org.

-- GregorioIvanoff - 24 Sep 2003


Terça-feira, 09 de setembro de 2003 - 10h24

SÃO PAULO - O CEO da SCO Group, Darl McBride, publicou uma carta aberta à comunidade do software livre no site da empresa. Entre outras coisas, o executivo diz que os profissionais desta área devem policiar suas atitudes como colaboradores e ativistas.

Isso por causa dos ataques de negação de serviço que o site da SCO vem sofrendo nas últimas semanas. "Estes ataques impediram os internautas de entrar no nosso site e de fazer negócios com a SCO", reclama a carta, sugerindo que o presidente da Open Source Initiative, Eric Raymond, dê o nome de quem atacou o site da empresa (no final de agosto, Raymond admitiu que o ataque DoS partiu de membros da comunidade, e pediu que este tipo de procedimento fosse interrompido).

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/092003/09092003-1.shl

-- GregorioIvanoff - 11 Sep 2003


Aprendizado e crescimento: futuro


Palavras-chave: desempenho social corporativo, projetos em negócios, fundo de garantia, banco de dados, sistemas viáveis, código aberto, empreendimentos, serendipidade, divulgação, colaboração, codificação, promoção, mercado, notícias, eventos, sucesso


Resultados: software livre em Linux, gestão do conhecimento


I Workshop sobre Software Livre no Ambiente Corporativo. Auditório da Engenharia de Produção, Escola Politécnica, USP, FCAV, 19 de maio de 2004. Disponível em < http://www.poli.usp.br/pro/sl/ >.

V Fórum Internacional Software Livre, 3 jun. 2004. Disponível em < http://www.softwarelivre.org >.

A PeopleSoft pretende migra todos seus produtos (mais de 170) para o Linux ainda neste ano de 2003.

CCIA. Computer & Communications Industry Association.

Comparação de Distribuições. Disponível em < http://asterx.upc.es/~pau.r/comp/ >.

Dicas Unicamp. Disponível em < http://www.Dicas-L.unicamp.br >.

Empresas criam entidade em prol do software livre - ABRASOL

Linux Dicas. Disponível em < http://www.linuxdicas.com.br >.

Linux na rede. Disponível em < http://www.linuxnarede.org >.

Número de servidores Linux deve triplicar até 2007, prevê IDC

Prefeitura de Uberlândia investe na migração para software livre. Disponível em < http://www.softwarelivre.gov.br/noticias/uberlandia >.

Que conexões existem entre software livre e gestão do conhecimento?

Quilombo Digital

Rau Tu Linux. Disponível em < http://www.rau-tu.unicamp.br/linux/ >.

Relatório da ONU aponta vantagens do Software Livre. Disponível em < http://www.softwarelivre.org/index.php?menu=mais_noticias2&cod=1075738090&tab=1 >.

Robert Chassell. Software pago é como escravidão.

Rodolfo Gobbi?. Brasil, o país do software livre.

Software Livre São Paulo

Softex faz o mapa do Software Livre no Brasil. SOFTEX.

SAP vende direitos de seu banco de dados para MySQL

SCO manda novo recado à comunidade Linux

Telecentros de São Paulo


Number of topics: 75


Express

Number of topics: 14


Ágora

Number of topics: 14


Persona

Number of topics: 1


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 11 Aug 2009
to top


You are here: Ilanet > Software > SoftwareLivre

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback