Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.SistemasViaveisr1.3 - 13 Aug 2023 - 14:03 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
O VSM não é uma ideia nova. Criado por Stafford Beer há cerca de 20 anos atrás, tem sido usado como uma ferramenta conceitual para compreender organizações, redesenhá-las (quando necessário) e apoiar a gestão de mudança. Transmite uma forma inovadora de compreensão das estruturas organizacionais, independentemente do tipo de organização e sector de actividade.

A abordagem dos aspectos estruturais utilizada em muitas organizações é efectuada recorrendo ao organograma do tipo árvore genealógica. Tipicamente, esta ferramenta pouco tem para oferecer, para além de um meio para responsabilizar alguém sobre o que correu mal. Assim sendo, está hoje largamente confirmado que esta forma de actuação é demasiado lenta e inflexível para enfrentar com êxito a proporção, cada vez maior, de mudança e complexidade circunstante de muitas organizações.

As novas tecnologias ajudaram a introduzir um novo conceito de uma organização-tipo, uniforme e integrada numa rede com uma distribuição mais alargada de dados para atingir aqueles que actualmente executam o trabalho - em tempo real.

Assim sendo, o VSM fornece uma estrutura para a criação de organizações flexíveis e adaptáveis, que equilibram perspectivas internas e externas, assim como formas de pensamento, a curto e longo prazo. Com o VSM, vemos uma organização como sendo um Sistema de Informação, não apenas como possuindo um. A percepção da organização como um Sistema de Informação reconhece o principal papel da informação na organização moderna.

Em suma, o VSM tal como já foi referido é o resultado de 20 anos de pesquisa, durante os quais Beer analisou em que medida os sistemas são viáveis, isto é, são capazes de uma existência independente.


Palavras-chave: conduta em produção, coordenação, software livre


VSM – The Viable System Model. Prémio Descartes 98, Resumos. Disponível em < http://web.archive.org/web/20070628164233/http://www.inst-informatica.pt/v20/documentos/p_descartes/psdes9810.htm >; < http://web.archive.org/web/*/http://www.inst-informatica.pt/v20/documentos/p_descartes/psdes9810.htm >; < http://www.inst-informatica.pt/v20/documentos/p_descartes/psdes9810.htm >. Acesso em 23 jan. 2012.

-- GregorioIvanoff - 23 Jan 2012
to top


You are here: Ilanet > Software > SoftwareLivre > SistemasViaveis

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback