Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.SignificadoAbstrator1.1 - 18 Apr 2016 - 21:36 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
"Concluo com um caso em que, parece-me que a linguagem pode ter um efeito direto no pensamento, mas que eu nunca vi discutida neste contexto. Esta é em fazer matemática. Eu sou um falante nativo de Inglês, mas eu sou, ou fui um orador muito fluente de Hausa e francês, ambas as quais eu comecei a aprender em 1960 e que tenho usado extensivamente em períodos que variam de alguns meses a um par de anos em áreas onde esses foram os principais idiomas. Eu posso (ou talvez "poderia" de uma só vez) discutir a maioria dos tópicos facilmente em ambas as línguas, mas eu nunca adquiri a capacidade de fazer contas em qualquer um. Dizendo: "Sete vezes oito é igual a 56", em Inglês traduz diretamente, em minha mente, a 7 x 8 = 56. Dizendo: "Bakwai sau takwas hamsin da shida ke nan," em Hausa não. Eu primeiro tenho que mentalmente convertê-lo em Inglês. Isto é, em minha língua nativa, há uma conexão direta entre a linguagem e o significado abstrato que não existe em qualquer Hausa ou francês. Eu não pesquisei falantes nativos de outras línguas sobre se eles têm a mesma experiência, mas informalmente eu tenho observado esses falantes, que também eram fluentes em Inglês, fazendo cálculos aritméticos por via oral em sua primeira língua. Eu não tenho nenhuma explicação, linguística ou de outra forma para isso. Dada a minha crença na especificidade da hipótese de Whorf, eu gostaria de acreditar que há alguma outra explicação sobre a linguagem afetando diretamente pensamento, mas neste momento eu não tenho nenhuma evasão plausível!" (SCHUH, 2011).


http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.ilanet.com.br%2Fcgi-local%2Fportal%2Fbin%2Fview%2FIlanet%2FDiferencasEmCognicao


Palavras-chave: diferenças em cognição


English: abstract meaning


SCHUH, Russell G. Reply to Lera Boroditsky "How Language Shapes Thought" (Scientific American, February 2011). UCLA Department of Linguistics, September 21, 2011. Available from < http://www.linguistics.ucla.edu/people/schuh/lx001/Discussion/d01_response_to%20Boroditsky.pdf >. access on 6 January 2013.

-- GregorioIvanoff - 18 Apr 2016
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback