ILAnet


Modelo de adaptação organizacional em Sistemas Multiagentes


Esta tese propõe um modelo de adaptação organizacional em Sistemas Multiagentes (SMA) composto por um modelo de organização e um processo de reorganização. O modelo organizacional, chamado de Moise+, considera três dimensões da organização de um SMA: a estrutura (grupos, papéis e ligações), o funcionamento (planos globais, metas e missões) e as obrigações e permissões dos agentes. A principal característica do modelo Moise+ é facilitar a mudança organizacional em uma das dimensões sem comprometer as outras. É possível, por exemplo, alterar a estrutura da organização sem alterar o seu funcionamento e vice-versa. O processo de reorganização permite que os próprios agentes realizem a mudança através de quatro etapas: monitoração da organização corrente, projetos de planos de mudança, seleção dos planos e implementação do plano selecionado. A principal característica deste processo é a existência explícita da organização responsável pela reorganização (descrita na notação do modelo Moise+) permitindo a abertura do processo. Estando a representação deste processo disponível aos agentes, estes podem participar da reorganização, bastando que compreendam a notação do modelo. Este processo foi implementado e avaliado em dois estudos de caso, empresas virtuais e futebol de robôs, nos quais as etapas de seleção e implementação foram enfatizadas, já que existem poucos trabalhos que abordam estas duas etapas do processo de reorganização.


Palavras-chave: risco de modelagem, inteligência artificial, reorganização, Jomi Fred Hübner, FURB, PCS USP, Psicologia


Keywords: e-alliance contract dynamics, artificial intelligence


HÜBNER, Jomi Fred. Um modelo de reorganização de sistemas multiagentes. 2003. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. Dsiponível em < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-17052004-151854/en.php >. Acesso em 3 abr. 2019.


Number of topics: 17


Ágora

Number of topics: 2


Express

Number of topics: 0


Persona

Number of topics: 0


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 03 Apr 2019

Revision: r1.3 - 13 May 2022 - 19:06 - GregorioIvanoff
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback