Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.RedesColaborativasr1.2 - 08 Mar 2023 - 23:17 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
O Edge Group, empresa de pesquisa qualitativa em Tecnologia da Informação e eBusiness, acaba de concluir a pesquisa “Redes Colaborativas de Valor”. O estudo amplia o foco de atuação do Edge, abrangendo não só o segmento de TI, como também o segmento bancário.

Foram ouvidos executivos de 50 das 500 maiores empresas do país, e o resultado é um retrato nítido de um movimento crescente de integração de processos - as Redes Colaborativas de Valor (RCV), modelos de cooperação associados às tecnologias. O movimento tecnológico que se forma assemelha-se a uma teia, onde os grandes resultados serão alcançados a partir da integração e compartilhamento de informações entre empresas, trazendo sinergia de ações junto ao mercado, racionalização da cadeia produtiva e crescimento dos investimentos em tecnologia.

“Na década passada as empresas, em todos os segmentos, fizeram grandes investimentos em Tecnologia, buscando eficiência por meio da plena integração interna de seus processos e aplicativos”, observa Souvenir Zalla, CEO do Edge Group e diretor da pesquisa. Ele recorda que a onda ERP é um exemplo típico desse movimento. “Com o crescimento econômico e com a corrida tecnológica da indústria de TI, as empresas foram estimuladas a incrementar vendas e participação no mercado. Foi nesse contexto que o eBusiness prometia grandes resultados, mas o comércio eletrônico era abordado apenas como mais um canal de negócios. Essas ações eram sempre individuais, sem o compartilhamento das melhores práticas de mercado com as outras empresas do mesmo segmento”, explica Zalla, ressalvando que o boom dessa nova onda foi sufocado pelo estouro da bolha do mercado de capitais e mais tarde, com os atentados de 11 de setembro de 2001, no EUA.

A retomada desses investimentos ocorre por causa da dinâmica exigida nas transações online e compartilhamento de informações em tempo real das RCVs. Esta evolução das redes compartilhadas para a demanda colaborativa exigirá serviços financeiros que beneficiarão a rede, também em tempo real. Os bancos serão um importante membro das RCVs, contribuindo para integrar e agilizar as transações entre os parceiros, prestando serviços de terceirização de funções financeiras. Neste contexto colaborado, terão acesso a informações compartilhadas e alguma exclusividade em explorar as oportunidades da parceria, compartilhando também os riscos.


Pesquisa do Edge Group revela a importância do setor bancário nas redes colaborativas de valor. Edge Group. Disponível em < http://www.edgegroup.com.br/telas/exibe_imprensa.asp?Id_Imprensa=10 >.


Palavras-chave: serviços financeiros, prioridades

-- GregorioIvanoff - 19 May 2021
to top


You are here: Ilanet > Pesquisa > PesquisaQualitativa > EstudoDeCaso > ServicosFinanceiros > RedesColaborativas

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback