Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.Qualisr1.4 - 16 Jul 2020 - 16:15 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

CAPES


Sistema de Avaliação de Cursos de Pós-Graduação


http://www.poli.usp.br/bibliotecas/AcessoInformacao/Qualis.asp


O Sistema de Avaliação de Cursos de Pós-Graduação da CAPES vem sendo modificado nos últimos cinco anos. A partir de 1998 a CAPES iniciou a implantação da base de dados Qualis com o objetivo de aprimorar os indicadores de produção científica no processo de avaliação da pós-graduação brasileira por ela conduzida.


Classificação no QUALIS de livros publicados

http://www.cse.ufsc.br/downloads/qualis_livros.pdf


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22Crit%C3%A9rios+para+classifica%C3%A7%C3%A3o+no+QUALIS+de+livros+publicados+a+partir+de+2006%22&meta=


Classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graducação

http://servicos.capes.gov.br/webqualis/


Qualis é o resultado do processo de classificação dos veículos utilizados pelos programas de pós-graducação para a divulgação da produção intelectual de seus docentes e alunos. Tal processo foi concebido pela CAPES para atender as necessidades específicas do sistema de avaliação e baseia-se nas informações fornecidas pelos programas pelo Coleta de Dados.

Esta base de dados ficará disponível constantemente no sítio da CAPES e constitui importante fonte de informação para as diferentes áreas do conhecimento.

A classificação é feita ou coordenada pelo representante de cada área e passa por processo anual de atualização. Os veículos de divulgação citados pelos programas de pós-graduação são enquadrados em categorias indicativas da qualidade - A, B ou C e do âmbito de circulação dos mesmos - local, nacional ou internacional. As combinações dessas categorias compõem nove alternativas indicativas da importância do veículo utilizado, e, por inferência, do próprio trabalho divulgado.

Note-se que o mesmo periódico, ao ser classificado em duas ou mais áreas distintas, pode receber diferentes avaliações. Isto não constitui inconsistência, mas expressa o valor atribuído, em cada área, ao que o veículo publica de sua produção.

No entanto, não se pretende, com esta classificação, que é específica para um processo de avaliação de área, definir qualidade de periódicos de forma absoluta.


Palavras-chave: indicadores de avaliação, avaliação docente, sistema

-- GregorioIvanoff - 03 Aug 2009
to top


You are here: Ilanet > Pesquisa > CAPES > Qualis

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback