Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.Privatizacaor1.2 - 14 Dec 2006 - 18:23 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Mudanças no controle gerencial de empresas brasileiras estatais e privatizadas

MARTINEWSKI, André Luís.

O presente estudo procurou analisar o impacto que a reforma do Estado brasileiro teve sobre o sistema de controle gerencial de grandes empresas brasileiras. Para tanto, foram estudadas as mudanças ocorridas em nove grandes empresas que no início da década de 80 enquadravam-se na categoria de empresas estatais. Assim, foi investigada a existência e os componentes dos mecanismos de controle gerencial praticados por estas empresas comparando-se os resultados com os achados naquele estudo, assim como comparando-os com aqueles sugeridos pelos autores estudados nesta pesquisa. Para o alcance do objetivo pretendido nesta pesquisa, inicialmente realizou-se uma revisão de literatura onde, através de uma análise retrospectiva, foram estudadas a evolução das empresas estatais no Brasil e a literatura sobre controle gerencial e definido um plano de referência para nortear o estudo. Devido às características e propósitos desta pesquisa adotou-se o método de estudos de casos, por ser aquele que possibilita alcançar um maior nível de profundidade sobre o assunto e permite maior poder de análise de uma ou mais organizações, através da comparação destas com tipos ideais encontrados na literatura. Os resultados obtidos nesta pesquisa sugerem que os sistemas de controle gerencial existentes nas empresas estudadas não atendem, em diversos aspectos, aos fundamentos teóricos que nortearam este estudo, embora tenham apresentado uma significativa evolução, quando comparados ao estudo que deu origem a esta pesquisa. Foi observado que, mesmo naquelas empresas onde foram encontrados sistemas de controle gerencial que, em alguns aspectos apresentavam pontos relacionados com aqueles vistos como relevantes na literatura estudada, quando examinados do ponto de vista do sistema como um todo, demonstravam desconhecimento acerca da importância de integração dos mecanismos de controle no alcance dos objetivos da organização.

http://www.coppead.ufrj.br/institucional/pesquisa/teses/pdf/Andre_Martinewski.pdf

-- GregorioIvanoff - 20 Nov 2006
to top


You are here: Ilanet > GestaoEstrategicaDeInovacaoETecnologia? > Privatizacao

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback