Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.PrincipioLimitanter1.3 - 19 Nov 2023 - 12:45 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
English - Ao discutir a navalha de Occam na medicina contemporânea, médicos e filósofos da medicina falam em parcimônia diagnóstica. A parcimônia diagnóstica defende que, ao diagnosticar uma determinada lesão, dor, enfermidade ou doença, o médico deve dedicar-se para procurar o menor número possível de causas que representem todos os sintomas. No entanto, este princípio tem limites muito importantes na prática médica. O processo real que ocorre ao diagnosticar um paciente é um fluxo contínuo de hipóteses e testes dessas hipóteses, modificando as hipóteses e assim por diante. No contexto desse método, o princípio do ditado de Hickam afirma que em nenhum estágio um diagnóstico específico deve ser excluído apenas porque ele não parece se encaixar no princípio da navalha de Occam. O princípio da navalha de Occam, ou parcimônia, não exige que o diagnosticador opte necessariamente pela explicação mais simples, mas orienta o médico a procurar explicações, sem suposições adicionais desnecessárias, capazes de contabilizar todas as evidências relevantes.

Uma das principais razões para usar o ditado de Hickam como princípio limitante da navalha de Occam é que muitas vezes é estatisticamente mais provável que um paciente tenha várias doenças comuns em vez de ter uma única e mais rara doença que explica seus inúmeros sintomas. Outro motivo importante é que, independentemente da probabilidade estatística, alguns pacientes acabam tendo várias doenças. Em tais casos, várias categorias de diagnóstico podem realmente ter causas independentes, em vez de uma única fonte, isto é, podem ser devidas a eventos separados ou combinações de eventos aos quais o paciente pode ter sido submetido ou exposto. Assim, o ditado de Hickam fornece aos médicos um princípio de contrapeso ao uso irrestrito da navalha de Occam no diagnóstico. Por exemplo, Theodore Dalrymple, médico de carreira que se tornou crítico social, escreveu que várias doenças ou enfermidades são a regra e não a exceção. Ele argumenta que a adesão à parcimônia médica é "uma questão de gosto mais do que de verdade", e que os pacientes são diagnosticados rotineiramente por médicos que insistem em encontrar uma causa subjacente para múltiplos sintomas (Wikipedia, 2019).


Processo: domínio


Aprendizado e crescimento: modelo


Palavras-chave: combinações de eventos, eventos separados, princípio limitador, prática médica, diagnóstico


BBC News Mundo. O que é a navalha de Ockham, ideia de um monge que guia mentes brilhantes desde a Idade Média. "[...] Sua ideia era que os argumentos filosóficos deveriam ser mantidos tão descomplicados quanto fosse possível, algo que ele próprio praticou severamente com suas teorias e as de seus antecessores. Séculos mais tarde, quando já tinha sido aplicada por diversas mentes brilhantes, essa ideia receberia o nome de navalha de Ockham ou Occam. [...]". Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce5p38z1mlzo.amp >. Acesso em 19 nov. 2023.

Hickam's dictum. Available from < https://en.wikipedia.org/wiki/Hickam%27s_dictum >. access on 13 July 2016.

-- GregorioIvanoff - 28 Nov 2019
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback