Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Working on page action in claims



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Ilanet.Ontologiar1.12 - 30 Nov 2016 - 22:49 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Ontologies Management


Nowadays the Web is a huge collection of information and its expansion rate is very high. The users need new ways to exploit all this available information and possibilities. The problem is that Web information is meaningless for a computer and so it is very hard to find out what we are looking for.

The Semantic Web is the new challenge of web using. Its goal is to bring structure and semantics to the content of Web pages, creating an environment where software agents, roaming from page to page, can carry out sophisticated tasks for users.

In consequence of this new vision of the Web many research groups began to study related problems. One of the most important seems to be the Ontologies management. In fact, Ontologies are considered as a key component to build the Semantic Web.

Veja texto completo em

http://dbgroup.unimo.it/tesi/fergnani.pdf

http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=network+intelligence+interchange+organization+%22dynamics+management%22&lr=


Ontoweb

A nova era das ferramentas de busca

Hugo Cesar Hoeschl

http://www.ontoweb.com.br/analise/analiseInicio.do;jsessionid=C8CD0E65F10719D7F39D1D4E9FAD4148

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22Ontoweb%3A+A+nova+era+das+ferramentas+de+busca%22++Hugo+Cesar+Hoeschl&btnG=Pesquisa+Google&meta=


Internet e motores de busca são quase sinônimos. Segundo os especialistas, as ferramentas das próximas gerações serão capazes de “raciocinar” e “entender” aquilo que está sendo buscado, oferecendo respostas contextualizadas e com maior precisão e qualidade. Pois bem, acaba de surgir no Brasil uma nova tecnologia, que promete antecipar a chegada do futuro. Trata-se do Ontoweb.

As ferramentas de busca nasceram praticamente junto com a interface www da internet. Na primeira geração, tivemos os diretórios (Yahoo! e similares). Logo em seguida, vieram os robôs (spiders) e as tecnologias automatizadas (Altavista). A terceira geração veio com os metabuscadores (Miner’s). Logo em seguida, veio mais refinamento na organização dos resultados (All The Web). O Google, reunindo sofisticação e muita abrangência, trouxe o Page Rank para a web, e marca a quinta geração. Juntar vários tipos de arquivos diferentes em uma mesma busca (textos e imagens, por exemplo) é o foco da sexta geração (A9), que está se desenvolvendo.

A sétima geração é marcada pela qualidade na seleção das informações, por meio das análises inteligentes de conteúdo, e ela já está na internet com o Ontoweb, um incrível e inteligente motor de busca, baseado em ontologias e técnicas de inteligência artificial, que é capaz de “pensar” durante a seleção das informações.

O Ontoweb é o primeiro buscador do mundo a trabalhar com engenharia de ontologias, e é fruto de um projeto de desenvolvimento científico, utilizando semânticas e estruturas valorativas para contextualizar as buscas e refinar os resultados. O uso das ontologias é um dos principais segredos da nova ferramenta (daí o nome Ontoweb), e é também um dos principais fatores responsáveis pela alta qualidade dos seus resultados.

Junto com as ontologias, ele utiliza tecnologias inteligentes como PCE — Pesquisa Contextual Estruturada, RC2D — Representação do Conhecimento Contextualizado Dinamicamente, Mineração de Textos e Raciocínio Baseado em Casos. O novo motor de busca também faz hierarquização de conteúdos com base em métricas de similaridade e engenharia do conhecimento, e permite a visualização gráfica de séries históricas de informações.

Experimente, por exemplo, realizar buscas com as expressões “lavagem de dinheiro”, “governo eletrônico” ou “drogas”, para ver como funcionam as buscas por aproximação conceitual.

Além disso, ele também é a primeira ferramenta de busca do mundo especialmente focada em governo eletrônico, pois tem como fontes de informação órgãos governamentais de mídia eletrônica, somados a fontes digitais comunitárias e livres, gerando alta capilaridade no contato informacional direto entre governo e cidadão.

O modelo inovador de desenvolvimento tecnológico do Ontoweb também permite que sejam feitas comparações entre textos. Experimente utilizar uma notícia inteira como texto de busca. A versão atual comporta entradas com até 7.000 caracteres, sendo que já foram realizados testes positivos com mais de 30 mil palavras (praticamente um capítulo de um livro). Vale lembrar que o Google, líder mundial do mercado, aceita somente 256 caracteres em sua versão padrão. Essa inovação tecnológica projeta a tendência de, no futuro, o Ontoweb atuar com um buscador para todos os tipos de assunto.

Essa maneabilidade é possível graças à forte qualificação cientifica da equipe que desenvolve o projeto, com um histórico de mais de 10 anos de pesquisas de ponta nas áreas de Gestão do Conhecimento, Inteligência Artificial, Governo Eletrônico e Sociedade da Informação, os quais geraram mais de 200 trabalhos publicados em países como França, Estados Unidos, China, Índia, Escócia, Espanha, Itália, Alemanha, Noruega, México, Chile, Inglaterra, Argentina, Portugal e Grécia, entre outros, além de 17 produtos tecnológicos já patenteados.

No último Congresso Mundial de Computação, por exemplo, realizado em Toulouse, na França, o grupo de pesquisadores que desenvolve o Ontoweb superou instituições como a Nasa, a IBM e a Siemens em volume de trabalhos selecionados para publicação. E em pelo menos outras três ocasiões o mesmo grupo de cientistas ficou em primeiro lugar mundial em renomados fóruns científicos internacionais, em Edimburgo (2003), Madri (2004) e Lisboa (2005), superando as universidades e centros de pesquisas mais desenvolvidos do planeta.

Além de ser desenvolvido e hospedado no Brasil, o Ontoweb é livre e gratuito, não apresenta banners e não requer cadastro para sua utilização. Como ele não adota a prática de comercializar o ranking dos resultados, as buscas são mais fieis aos conceitos procurados, ou seja, o único fator que influencia na seleção dos documentos é o mapa conceitual da pesquisa solicitada.

Será o fim do império do Google? Ainda não se sabe, mas, com certeza, é o início de uma nova era na gestão do conhecimento.


http://knowledgeweb.semanticweb.org/semanticportal/sewView/frames.jsp

http://www.ontoweb.org/

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Ontoweb&meta=


PCS USP

Sobre Ontologia

Informações registradas a partir de entrevista realizada com o Prof. Dr Edison Satoshi Gomi (link externo) do Departamento PCS (link externo) da USP. As informações a seguir representam a visão do entrevistador. As perguntas ao entrevistado foram formuladas com o objetivo específico de desenvolver o conteúdo para a reunião de estudos do GetGC, em Maio de 2005.


O que é a Ontologia?


Pode ser entendida como uma 'conceituação do mundo'. Trata-se de definir quais são os objetos e relações existentes nesse 'mundo'. A Ontologia se preocupa em definir conceitos e propriedades (ou objetos e relações). A 'dinâmica dos conceitos' - as modificações que os conceitos sofrem ao longo do tempo - não é uma preocupação da Ontologia.


A Ontologia é um Modelo?


Não, a Ontologia integra um 'Modelo'. Um Modelo é definido como algo formalmente descritível e executável, ou seja, que integra também as operações realizadas sobre os conceitos.


Em que disciplinas a Ontologia é abordada?


A Ontologia pode ser abordada por diferentes disciplinas: Inteligência Artificial, Engenharia de Software e Engenharia de Conhecimento.

Cada uma dessas disciplinas pode abordar a Ontologia usando nomes diferentes e até, talvez, objetivos diferentes.

Na disciplina de Inteligência Artificial, fala-se em criação de conceitos. Na disciplina de Engenharia de Software, fala-se em objetos e atributos (no caso da modelagem orientada a objetos). Na disciplina de Engenharia de Conhecimento, fala-se em conceitos e propriedades.


As Ontologias podem ser representadas por linguagens?


Sim, tanto linguagens textuais como linguagens gráficas.

É importante que a linguagem seja formal, ou seja, que apresente sintaxe e semântica bem definidas.

Nos casos em que a linguagem não é formal, podem ocorrer múltiplas interpretações e ambigüidades.

Dentre os exemplos de linguagens que representam Ontologias estão:

  • UML - Unified Modelling Language
  • RDF - Resource Description Framework - inicitiva do WTC Internet para representar Ontologias, formulando linguagem que procura descrever conceitos na Web
  • KIF - Knowledge Interchange Format


Quais são as boas práticas de projeto e de utilização das linguagens para a construção de Ontologias?


Na utilização das linguagens deve-se procurar separar aspectos conceituais de aspectos de implementação. Um projeto de Ontologia deve, ainda, considerar como primeiro passo, criar a abstração descrevendo os termos que serão utilizados.


Bancos de Dados são boas ferramentas ontológicas?


Não, sistemas de bancos de dados não são uma ferramenta ontológica das mais adequadas. O termo 'tabela', por exemplo, pode não fazer parte dos termos usados numa dada Ontologia.

Um exemplo dessa afirmação é o caso do cliente de um banco. O termo 'tabela' possivelmente não estará incluído na Ontologia que descreve o cliente do banco.

Na construção da Ontologia, parte-se da realidade e procura-se manter só os elementos relevantes para a aplicação.


E o que é então a Taxonomia?


A Taxonomia é um sub-produto do processo de criar uma Ontologia. A Taxonomia é um conjunto de objetos em uma estrutura, dividida em hierarquia e classes.


Finalmente, qual a relação entre a Gestão de Conteúdo, a Taxonomia e a Ontologia?


Um dado conteúdo pode estar organizado de acordo com uma taxonomia.

O conteúdo pode ser correto e/ou completo. Nestes casos o conteúdo depende do modelo que inclui a Ontologia criada.


Quais as principais fontes de informação para o tema de Ontologia?


  • Biblioteca da Escola Politénica - onde podem ser encontrados trabalhos de pós-graduação aprovados e publicados (Luis Alves Ferreira Filho)
  • IEEE (Knowledge and Data Engineering)
  • ACM
  • Artigo The Knowledge Level - Newell


Palavras-chave: ontologia em gestão, relações internacionais


Keywords: knowledge business intelligence


América Latina: América Latina em liberdade


Resultados: visão do conhecimento em liberdade


Categoria:Ontologia. Wikipedia. Disponível em < http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Ontologia >. Acesso em 2 dez. 2012.


Number of topics: 25


Express

Number of topics: 5


Ágora

Number of topics: 4


Persona

Number of topics: 1


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Ontologia

-- GregorioIvanoff - 16 May 2005
to top


You are here: Ilanet > GetGC2005 > Ontologia

to top

Direitos de cópia © 1999-2017 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2017 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback