Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.NegociosInternacionaisr1.6 - 02 Apr 2020 - 14:00 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


A internacionalização de empresas brasileiras decorre por reação e a partir do crescimento orgânico da viabilidade proporcionada por instituições ou pela definição intencional de estratégias de avanço e pela adoção de posturas organizacionais de ação ativa para a conquista de objetivos pré-estabelecidos?

Segundo SCHERER (2007, Resumo): "[...] A ida para mercados externos ocorreu, prioritariamente, como estratégia diante da escassez de obras no Brasil. [...]".

Para interpretar a tecnologia da informação como instituição que também viabiliza a internacionalização das empresas brasileiras, sugere-se considerar os argumentos de SCHERER (2007), que apontou a importância do lastro financeiro para as empresas brasileiras de construção pesada, nas seguintes situações:

  • na análise da sub-categoria de processos de gestão, para a Queiroz Galvão, que adota gestão financeira conservadora (p. 244-245);
  • na análise dos custos para o gerenciamento da atualização tecnológica, na sub-categoria de ciclo adaptativo, quando cita MATOS (2005, p. 308) e a demanda por investimento permanente, inclusive em tempos de crise;
  • no argumento de que o lastro financeiro é pré-condição para manutenção da competitividade;
  • na síntese sobre o problema de engenharia (tecnologia para produção e distribuição), quando, para a Queiroz Galvão, indica que "É o domínio de certas tecnologias que habilita as empresas a concorrerem por determinados tipos de obras", e aponta também "Tecnologia de ponta versus gestão eficiente de custos" e "Forte importância da área tecnológica", como "Noção ampliada de tecnologia - Lastro financeiro versus atualização tecnológica".


Aprendizado e crescimento: mercados externos


Palavras-chave: estratégias de investimento


Resultados: tecnologia da informação


MATOS, P. *Construção Pesada": estratégias de competitividade e resistência às crises. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2005.

SCHERER, F.L. Negócios internacionais: A consolidação de empresas brasileiras de construção pesada em mercados externos. 2007. 338 f. Tese (Doutor) - Curso de Administração, Departamento de Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: < http://dspace.lcc.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/CSPO-72THCC/1/fl_via_luciana_scherer.pdf >. Acesso em: 23 jun. 2008.


Number of topics: 5


Express

Number of topics: 0


Ágora

Number of topics: 1


Persona

Number of topics: 0


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Internacionais

-- GregorioIvanoff - 23 Jun 2008
to top


You are here: Ilanet > Economia > EconomiaDoConhecimento > PoliticaIndustrial > NegociosInternacionais

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback