Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.MudancasEstruturaisr1.12 - 08 Jun 2020 - 19:53 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


"'Democracias falhas' seriam países que, apesar de terem eleições livres e respeito às liberdades civis básicas, apresentam o que os autores do estudo classificam como 'fraquezas significativas' em outros aspectos da democracia - problemas de governança e de cultura política, assim como baixos índices de participação política da população" (DUARTE, 2016).

"Esse grupo abrange a maioria dos países de renda média da América Latina, especialmente Argentina e Brasil, que atingiram um determinado grau de industrialização, mas têm se mostrado incapazes de sustentar um processo dinâmico de mudanças estruturais por meio da acumulação e do crescimento acelerados. Num contexto de rápida liberalização, a participação da produção, do emprego e das exportações de manufaturados em geral declinou ou estagnou, além de ter ocorrido uma passagem para atividades com menor conteúdo tecnológico. Em alguns países desse grupo, sobretudo no Chile, houve um padrão menos destrutivo de desindustrialização em decorrência de um ritmo acelerado de investimento, estimulando o crescimento apoiado em recursos naturais. Contudo, esse processo parece ter atingido seu limite.

Por conseguinte, com a notável exceção das economias recém-industrializadas de primeira linha, a expansão recente das exportações de produtos manufaturados dos países em desenvolvimento esteve em geral associada à sua integração crescente nas redes internacionais de produção, tendo gerado um crescimento bem mais modesto no valor agregado de sua produção manufatureira. Portanto, os países em desenvolvimento parecem ter muito mais êxito quando seu desempenho é medido em termos de comércio internacional de manufaturados e não pelo valor agregado na sua produção manufatureira.

Na realidade, o contraste entre essas duas medidas se torna ainda mais evidente quando se comparam as estruturas de comércio e produção industrial utilizando-se cinco categorias amplas de produtos: commodities ou bens primários, produtos manufaturados baseados em recursos naturais e mão-de-obra e manufaturados com baixo, médio e elevado conteúdo tecnológico. Essa comparação mostra que os países em desenvolvimento estão se assemelhando cada vez mais aos desenvolvidos no que tange à estrutura das exportações de manufaturados, mas não à de valor agregado na produção manufatureira. [...]" (AKYUZ, 2005).


Palavras-chave: mercado em mudanças estruturais, endividamento público, políticas sociais, aspectos tributários, direitos humanos, balanço anual, mudanças, política, eleições, pontos


Brasil: garantia dos direitos humanos no Brasil


English: structural changes


Resultados: tecnologias de informação e comunicação, qualidade dos gastos públicos


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Brasil+%22direitos+humanos%22+%22d%C3%ADvida+p%C3%BAblica%22+%22mudan%C3%A7as+estruturais%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 30


Express

Number of topics: 7


Ágora

Number of topics: 5


Persona

Number of topics: 2


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 15 Mar 2010
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback