Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.Modelor1.38 - 03 Dec 2023 - 14:35 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
English - Modelo é um jogo sério de desenvolvimento de métodos estruturantes [ou de estruturação]. Tem como objetivo concretizar uma escola de modelagem. Trata-se de um jogo aberto, simples, sério, social e educacional. No jogo, casas / grupos competem e colaboram entre si. A participação é aberta a todos os interessados.


O quadro a seguir é a representação simplificada de um tabuleiro de jogo sério sobre o desenvolvimento de modelos. The following table is a simplified representation of a serious game board about the development of models.


Processo organizacional / Organizational process   Retomada da atividade Erros Rota / Route
Ética em tecnologia Lavagem de dinheiro Pontos de cultura Comunicação em jogos / Communication in games Projetos em grupo
Modelos / Models   Diversidade moral / Moral diversity Desenvolvimento de métodos[, Desenvolvimento de políticas] / Policy development Conclusões / Conclusions
Facilitadores     Modelagem Economia / Economics
Domínio / Domain   Conhecimento em ambientes / Knowledge in environments Legislação Fundo / Fund


Supervisão


[17 jan. 2023] Tema aparece como promissor. Intenção para verificação de possibilidades para serviços de supervisão de modelos.


Análise de redes sociais


Vamos desenvolver a experiência de encontrar com alguém que ainda não conhecemos? A análise de redes sociais ajuda a entender como o conhecimento flui em coletivos. No caso deste jogo sério, o objetivo é identificar coletivos e validar relações entre participantes de cada coletivo específico. A análise de redes sociais não substitui ferramentas como um sistema de conhecimento, mas oferece um ponto de partida sobre como proceder para criar microcomunidades ou comunidades de prática. O conceito pode ser definido como "o mapeamento e medição de relacionamentos e fluxos de informações entre pessoas, grupos, organizações, computadores ou demais entidades de processamento do conhecimento" (Valdis Krebs em Patton, 2005).


Grupo de pesquisa


O grupo de pesquisa organiza sessões (encontros) em categorias. Trilhas (linhas de pesquisa) são estabelecidas e indicadas. As qualidades esperadas de uma produção para o grupo de pesquisa dependem da categoria da sessão (encontro).


Produção


O modo de produção pode ser a combinação específica dos seguintes itens:

  • Forças produtivas: incluem força de trabalho humana e meios de produção (por exemplo, ferramentas, máquinas produtivas, edifícios comerciais e industriais, outras infraestruturas, conhecimento técnico, materiais, plantas, animais e terras exploráveis);
  • Relações sociais e técnicas de produção: incluem as relações de propriedade, poder e controle que governam os ativos produtivos da sociedade (geralmente codificados em lei), relações de trabalho cooperativas e formas de associação, relações entre as pessoas e os objetos de seu trabalho e relações entre classes sociais (Wikipedia, Mode of Production, 2020).


Ontologia


Qual modelo? O que? Quem? Para quem? A quem serve? Descreva o modelo em ontologia.


Estruturação


[20 jan. 2021] Decisão de apoiar a estruturação com bancos de dados.


Dia Pontos 2023 sort Prática
     
    Risco de modelo
     
29 out. 2023 Modelo de governança  
     
  Modelo econômico  
     


Processo: prática em riscos


Aprendizado e crescimento: processo computacional


Palavras-chave: agente de conhecimento, diversidade moral, inteligência artificial, linguagens formais, narrativas emergentes, empreendedorismo, relacionamentos, telepsicologia, comunicação, conhecimento, intervenção, computação, modelagem, avaliação, ambiente, modelos, negócios, domínio, conexões, vínculos, contato, método, prática, código, pontos, lógica, grupo, visão, ética, jogos


Resultado: arquitetura orientada a modelo, desenvolvimento da estratégia


English: model


Ivanoff, Gregorio Bittar; De Oliveira, Marcos Raul. Abordagens sociais em segurança de software. Grupo de Estudos em Modelagem de Software, Encontro GEMS 286, 18 abr. 2017. Disponível em < https://www.facebook.com/events/711390282375374 >. Acesso em 15 mai. 2019.

Mode of production. Available from < https://en.wikipedia.org/wiki/Mode_of_production >. access on 29 April 2020.

Modelo. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo >. Acesso em 5 mai. 2020.

Patton, Susannah. A rede de cada um. Identificar as conexões pessoais dos empregados pode ser uma providência valiosa dentro da estratégia de gestão do conhecimento da empresa. A análise da rede social (do inglês social network analysis, SNA) ajuda a reter pessoas, identificar líderes, aumentar a colaboração e a inovação, 01 de dezembro de 2005, Disponível em < https://cio.com.br/idgnoticia2005-12-011919701699/ >. Acesso em 27 nov. 2019.

Você pensa em jogos quando promove a aprendizagem? Acompanhe em aprendizagem em metáforas, confronto! jogo sério educacional entre 11 e 21 jun. 2011, Jornada Virtual ABED de EAD, JOVAED 2011. Chamada disponível a partir de < https://docs.google.com/document/pub?id=1_6sioCClyj_b9MUvxEczvlXaT7aiFhLKotwGGVtsEPk >. Programação completa disponível a partir de < http://www.abed.org.br/jovaed2011/programacao.asp >. Acesso em 30 mai. 2011.


Hospitality / Hospitalidade


This table shows the four areas of ilanet virtual infrastructure and its correspondence to ambient intelligence scenarios. / Esta tabela mostra as quatro áreas da infraestrutura virtual da ilanet e sua correspondência com os cenários de inteligência do ambiente.


1: Fiorella: personal ambient communicator / comunicador ambiente pessoal Efficiency / Eficiência (Express) 3: Carmen: traffic optimisation / otimização de tráfego
Personality / Individualidade (Persona)   Community / Comunidade (Ilanet)
2: Federico: connecting people and expressing identities / conectando pessoas e expressando identidades Sociability / Sociabilidade (Ágora) 4: Annette and Solomon / Salomão: social learning by connecting people and creating a community memory / aprendizagem social conectando pessoas e criando uma memória comunitária

-- GregorioIvanoff - 16 Oct 2019
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback