Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.MobilidadeRemotar1.8 - 20 Aug 2021 - 14:33 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Conceito extraído do artigo 'Knowledge Management and Mobility in a Semi-Virtual Organization: Lessons Learned from the Case of Telia Nära'

"quando usuários interagem uns com os outros usando tecnologia". No contexto do artigo, a mobilidade no trabalho é analisada em uma organização semi-virtual e na condição de colaboração com o pessoal de um escritório central (LINDGREN E WIBERG, 2000).


MARQUES [eLabSoft explora o filão da mobilidade, 2004], em matéria publicada no Jornal Gazeta Mercantil, informa que o eLabSoft, Laboratório de Produção de Software da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, começa o ano com o desenvolvimento de softwares na área de tecnologias móveis.

Dentre as iniciativas do eLabSoft está o desenvolvimento do sistema ManWApp. 'O software, em fase de testes, é direcionado às empresas que atuam em áreas como telecomunicações, energia elétrica e TV por assinatura. Sua implantação permite o controle, acompanhamento preciso e rastreamento do status do serviço prestado ao cliente. Substitui o processo de caráter manual e caseiro utilizado até então pelas empresas por outro informatizado e mais integrado. "O produto é flexível, passível de ajustes por conta de necessidades específicas de cada empresa, e permite o acesso em trânsito, por meio de unidades móveis de computação, como palmtop e notebook", afirma [Mauro Spinola, Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Produção e um dos coordenadores do eLabSoft]'.

O ManWApp pode ser classificado como um sistema que viabiliza a mobilidade remota.

Segundo LINDGREN e WIBERG [Knowledge Management and Mobility in a Semi-Virtual Organization, 2000], a mobilidade remota é caracterizada quando usuários remotos interagem entre si usando tecnologia. Além da mobilidade remota, os autores apresentam os conceitos de micro mobilidade e mobilidade local .

Na micro mobilidade, um artefato pode ser movimentado ou manipulado para vários objetivos em torno de um domínio circunscrito. Na mobilidade local, o movimento pode ser entre salas, andares e prédios de uma mesma área.

Os autores discutem em seu texto formas de trabalho colaborativo apoiado por computador e seu impacto para quem desenvolve as atividades. Para engenheiros que desenvolvem suas atividades em campo, a mobilidade desempenha função central.

Citando KRISTOFFERSEN, os autores apresentam ainda três modalidades de mobilidade no trabalho: visitando, viajando e vagando. 'Visitando' significa trabalhar em diferentes locais de forma coerente, mas por período limitado. 'Viajando' é trabalhar enquanto trafega em um veículo, como um avião ou trem. 'Vagando' é trabalhar enquanto se move localmente.

A mobilidade no trabalho requer a gestão de responsabilidades, conflitos e habilidades. Dentre as tarefas envolvidas estão novas maneiras de coordenar atividades de trabalho e respectivas responsabilidades, divisão de trabalho entre o pessoal fixo e os que se movimentam, novas práticas de trabalho para ambos os tipos de trabalhadores e finalmente novas maneiras de organizar os trabalhadores dispersos dentro dos times de colaboração.

Os melhores retornos serão obtidos pelas organizações que forem capazes de coordenar o intercâmbio de conhecimento entre indivíduos, a competência obtida junto aos clientes, recursos e outros ativos estruturais como rotinas, processos e sistemas de informação.


O Laboratório de Software do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) - o eLabSoft - montado no segundo semestre [de 2003] em parceira com a Fundação Vanzolini- começa o ano com o desenvolvimento de softwares na área de tecnologia móveis.


Palavras-chave: trabalho colaborativo, destinos remotos, mobilização, rastreamento, Instituto de Engenharia


Arquivo eLabSoft. Disponível em < http://groups.yahoo.com/group/elabsoft/files >.

LINDGREN, Rikard, Mikael WIBERG (2000) Knowledge Management and Mobility in a Semi-Virtual Organization: Lessons Learned from the Case of Telia Nära. Proceedings of the 33rd Hawaii International Conference on System Sciences

MARQUES, Cláudia. eLabSoft explora o filão da mobilidade. Gazeta Mercantil, 02 mar. 2004. Disponível em < http://www.gazetamercantil.com.br >.


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=Knowledge+Management+and+Mobility+in+a+Semi-Virtual+Organization%3A+Lessons+Learned+from+the+Case+of+Telia+N%C3%A4ra&btnG=Pesquisar&lr=&as_ylo=&as_vis=0

-- GregorioIvanoff - 13 Apr 2004
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback