Mercados que apresentam maiores dinamismo e
sustentabilidade são também mais interessantes e produtivos. Como conseqüência também apresentam maior
capacidade de aprendizagem e maiores oportunidades de
desenvolvimento e de aplicação de
tecnologia.
Mercados improdutivos, por sua vez, teriam menor capacidade de aprendizagem e mais barreiras ao fluxo livre e competitivo de informação e conhecimento. A análise da componente
dinâmica dos mercados deveria levar em conta, em qualquer hipótese, a possibilidade de variação das condições de desempenho e sustentabilidade, e a qualidade de
valores institucionais.
É provável que não existam escalas específicas para dinamismo e sustentabilidade dos mercados. Para outras sub-categorias como
desenvolvimento de mercado,
dinâmica dos mercados,
dinamismo dos mercados ou
valores institucionais, também não foram identificadas até este momento escalas de variabilidade.
Uma primeira possibilidade de identificação de escalas de variabilidade pode estar relacionada com a participação do
Brasil em mercados globais, considerando o interesse crescente que o tema da sustentabilidade vem despertando.
Pretende-se avançar nesta exploração identificando o tema
valor institucional em sustentabilidade, em programas educacionais de
escolas de negócios.
O registro de resultados será preferencialmente realizado a partir de
programas,
planos e
projetos? em
pesquisa e desenvolvimento.
Possivelmente será interessante explorar também desempenho e processo a partir de
sistemas de conhecimento, em contraposição a sistemas de custos de transação e desempenho.
A
análise de sustentabilidade em sistemas de conhecimento pressupõe a consideração de conceitos como:
viabilidade econômica em pesquisa,
criação e integração em conhecimento,
produção econômica em conhecimento.
Processo:
negócios em mercados
Aprendizado e crescimento:
sustentabilidade em mercados
Palavras-chave:
saúde financeira em interesse,
mercados dinâmicos,
saúde em conhecimento,
mapa do mercado,
valor institucional em sustentabilidade,
organização em agentes,
tecnologia em organização,
dinamismo em desenvolvimento,
desempenho em indicadores,
educação corporativa,
avaliação da produção do conhecimento,
escolas de negócios,
envolvimento interinstitucional em setores,
valores institucionais,
setor eletroeletrônico
Brasil:
IPEA,
Brasil em indicadores
Keywords:
Katalyst
Resultados: resistência à educação a distância,
gestão da dinâmica, estresse no trabalho
GUIMARAES, Sonia K.. Empreendedorismo intensivo em conhecimento no Brasil. Cad. CRH, Salvador, v. 24, n. 63, Dec. 2011 . Available from <
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http://dx.doi.org/10.1590/S0103-49792011000300008.
JANSEN, Leila Keiko Canegusuco; ROTONDARO, Jansen Roberto Gilioli; JANSEN, José Ulisses. Estratégias de sobrevivência para pequenas e médias empresas em ambientes globalizados: um estudo de caso do setor eletroeletrônico. Gest. Prod., São Carlos, v. 12, n. 3, Dec. 2005 . Available from <
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http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=conhecimento+%22em+pequenas+e+m%C3%A9dias+empresas%22+%22em+mercados%22&btnG=Pesquisar
http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&q=%22escolas+de+neg%C3%B3cios%22+mercados+desempenho+%22tecnologias+de+informa%C3%A7%C3%A3o+e+comunica%C3%A7%C3%A3o%22+&btnG=Pesquisar&lr=&as_ylo=
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GregorioIvanoff - 30 Jul 2012
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