Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.MercadoFinanceiror1.7 - 18 Feb 2022 - 23:09 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


[...] Enquanto a média de variação diária do Ibovespa no ano foi de 2,34%, em 14 de junho, por exemplo, o índice oscilou 6% entre a menor e a maior cotação do dia, até fechar com uma das maiores altas do ano (3,38%). Como a cotação do dólar (Ptax de compra) também variou bastante nas últimas semanas, decidi [Marcelo Faria Figueiredo - Consultor financeiro com MBA em Finanças pela Wharton School of Business da Universidade de Pensilvânia] medir a correlação entre a variação da Ptax e a do Índice Bovespa em períodos distintos.

Os resultados são bastante interessantes: do início do ano até 6 de junho a correlação entre os dois índices foi praticamente nula, apenas 0,041 negativa. No entanto, entre 6 de junho e o dia 20 de junho, a correlação entre os dois índices foi de 0,69 negativa. Ou seja, durante esse período uma queda do Ibovespa quase sempre significava uma alta da cotação do dólar e vice-versa.

[...] com um mercado nervoso prevalece o medo sobre a razão. É nessas horas que ocorre o efeito "manada" e mesmo as empresas com sólidos fundamentos acabam sofrendo com a queda nos preços de suas ações (GAZETA MERCANTIL, 2005).


Processo: mercado financeiro internacional


Aprendizado e crescimento: índice global de sustentabilidade


Palavras-chave: índice competitividade global, mapa do mercado


Gazeta Mercantil, Efeito Manada, 30 jun. 2005.

Mesmo após trimestre conturbado IBovespa pode chegar aos 80 mil pontos, 1 abr. 2011. Disponível em < http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/04/01/mesmo-apos-trimestre-conturbado-ibovespa-pode-chegar-aos-80-mil-pontos.jhtm >. Acesso em 3 abr. 2011.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+%22mercado+financeiro%22+%22%C3%ADndice+de+competitividade+global%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 26


Express

Number of topics: 6


Ágora

Number of topics: 5


Persona

Number of topics: 2


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 11 Aug 2005
to top


You are here: Ilanet > Economia > EconomiaDoConhecimento > MercadoFinanceiro

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback