Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.HierarquiasDeInformacaor1.8 - 13 Aug 2023 - 00:41 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Níveis de comunicação e descontinuidades em hierarquias de informação - "Trata-se de maneira mais formal para entender os processos de comunicação envolvidos no desenvolvimento de infraestruturas (STAR e RUHLEDER, 1996). As autoras estudam o equilíbrio, ou a falta de equilíbrio, entre linguagem e prática através de comunidades e partes de organizações. As autoras seguem o modelo de BATESON (1998), que distingue três níveis em qualquer sistema de comunicação. No primeiro nível estão as colocações ou afirmações diretas baseadas em fatos. O segundo nível caracteriza o contexto, ou meta-mensagem, onde ocorre uma classificação da mensagem estabelecida no primeiro nível. No terceiro nível, ocorre a avaliação do contexto em si. A mesma classificação de níveis pode ser usada para abstrair níveis de aprendizagem considerando: o aprender, o aprender a aprender, e, o aprender sobre teorias da aprendizagem e paradigmas de educação. Para o objetivo de seu trabalho, as autoras identificam três níveis (ou ordens) de desafios que aparecem no processo de desenvolvimento de infraestruturas e na comunicação entre desenvolvedores e usuários em sistemas que envolvem o trabalho colaborativo apoiado por computador. Os desafios de primeira ordem podem ser resolvidos com a redistribuição ou aumento de recursos ainda disponíveis, incluindo a informação. Os desafios de segunda ordem se originam de efeitos contextuais imprevistos ou desconhecidos. Os desafios de terceira ordem são inerentemente políticos ou envolvem disputas permanentes. As autoras argumentam que as descontinuidades ocorrem entre contextos e não entre sistemas e pessoas ou entre tecnologia e organização. Na implementação de sistemas de informação em larga escala, o projeto de sistemas de comunicação e troca de mensagens que não levam em conta as descontinuidades entre diferentes níveis de contexto, tem como conseqüência organizações divididas e confusas, sistemas sem uso ou evitados, e a criação de circunstâncias que reforçam disparidades no horizonte organizacional" (Ivanoff, 2006).


Processo: organização em comunicação


Aprendizado e crescimento: conflito em requisitos


Palavras-chave: desafios em implementação de sistemas, cultura de segurança, descontinuidades, infraestruturas, estruturas, cenários, desafios, pontos


IVANOFF, Gregorio Bittar. Ambientes e Organizações Virtuais: cultura de segurança e regulação entre o desenvolvimento de programas computacionais e estruturas e processos organizacionais. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado), Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais PCS, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo USP, São Paulo, 2006. Disponível em < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-01122006-173728/ > e < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-01122006-173728/publico/GregorioBittarIvanoff.pdf >.

-- GregorioIvanoff - 07 Mar 2020
to top


You are here: Ilanet > Cultura > CulturaDeSeguranca > HierarquiasDeInformacao

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback