Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.Filosofiar1.2 - 22 Nov 2019 - 17:02 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

A Filosofia Ubuntu


Estória de fonte desconhecida, 3 nov. 2016.


Um antropólogo que estava estudando os hábitos e costumes de uma tribo africana vivia cercado por crianças na maioria dos dias. Decidiu fazer um jogo com elas. Comprou doces na cidade mais próxima e colocou tudo em uma cesta decorada no pé de uma árvore.

Chamou as crianças e sugeriu o jogo que ocorreria assim: quando o antropólogo dissesse “já”, as crianças deveriam correr para a árvore e o primeiro a chegar lá poderia ficar com todos os doces.

As crianças se alinharam à espera do sinal. Quando o antropólogo disse “já”, todas as crianças pegaram umas às outras pela mão e correram em conjunto para a árvore. Todas chegaram ao mesmo tempo, dividiram os doces, sentaram-se e começaram a mastigar felizes.

O antropólogo foi até as crianças e perguntou por que elas correram juntas quando qualquer uma delas poderia ter tido os doces só para ela.

As crianças responderam: “Ubuntu. Como pode qualquer um de nós ficar feliz se todos os outros ficariam tristes?”

Ubuntu é uma filosofia das tribos africanas que pode ser resumido como “Eu sou o que sou por causa de quem todos nós somos.”

Ubuntu significa: "sou o que sou pelo que NÓS SOMOS!"

Essa história é muito conhecida na África e propagou-se em milhares de organizações e movimentos sociais na Africa.


Palavras-chave: tribo, Ubuntu


Ubuntu. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Ubuntu >. Acesso em 3 nov. 2016.


Blog

Number of topics: 1

-- GregorioIvanoff - 03 Nov 2016
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback