Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.EstudoDasRupturasNoTrabalhor1.13 - 08 Aug 2020 - 22:29 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


A aceitação do sofrimento e das pressões no trabalho mediante a adoção de estratégias coletivas de defesa

Christophe Dejours


http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=246824&sid=20174520727556322499511&k5=2514D5F0&uid=


Hoje o grande palco do sofrimento nas sociedades neoliberais é certamente o do trabalho. Nas empresas, cada vez mais adotam-se métodos de gestão que questionam as conquistas sociais, lançam mão da ameaça e apóiam-se na precarização do emprego para obter dos trabalhadores produtividade, disponibilidade e abnegação sempre maiores. Com base nos conceitos de banalidade do mal e de distorção comunicacional, o autor descreve um processo que funciona como uma armadilha: a aceitação do sofrimento e das pressões no trabalho mediante a adoção de estratégias coletivas de defesa. A adoção dessas estratégias permite-lhes continuar a participar do sistema, mas, paradoxalmente, acabam por precarizar não somente o emprego, mas toda a condição social e existencial - desdramatizando o mal, atenuando as reações de indignação e a mobilização coletiva para a ação em prol da solidariedade e da justiça.

-- GregorioIvanoff - 07 Feb 2005


Palavras-chave: estratégias coletivas de defesa, valor de troca, laboratórios, organização, ergonomia, trabalho, eventos, François Daniellou, Jacques Christophe Dejours, Public Eye Awards, Apple, GESITI


KOCH, Hannes. An Inside Look at Apple Supplier Foxconn: 'We Were Not a Very Open Company Before', Chengdu, China. Available from < http://www.spiegel.de/international/world/0,1518,761934,00.html#ref=nlint >. access on 12 May 2011.

MAGGI, B. Do agir organizacional: Um ponto de vista sobre o trabalho, o bem-estar, a aprendizagem, São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2006.

Os prêmios da vergonha de Davos vão para… Gap e Gazprom! Disponível em < http://ef.amazonia.org.br/2014/01/os-premios-da-vergonha-de-davos-vao-para-gap-e-gazprom/ >. Acesso em 7 fev. 2014.


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=estudo+ruptura+trabalho&btnG=Pesquisar&lr=


Number of topics: 34


Express

Number of topics: 9


Ágora

Number of topics: 4


Persona

Number of topics: 0


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 07 Feb 2005
to top


You are here: Ilanet > Organizacao > EstudoDasRupturasNoTrabalho

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback