Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.EstruturacaoInterinstitucionalEmAtivosr1.4 - 03 Jan 2020 - 11:57 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Ativos transacionáveis em valor social


English - Para além disso, dado o custo de oportunidade de deter ativos de elevada liquidez no balanço patrimonial (nomeadamente ativos de curto prazo e/ou facilmente transacionáveis em situações adversas de mercado), muitos bancos não dispunham de uma reserva suficiente de ativos líquidos para enfrentar as perturbações nos diversos mercados financeiros.


Alternativas para manutenção de economias de proximidade


Moedas sociais, moedas complementares: “Um dos objetivos de toda moeda é a acumulação de riqueza; se uma divisa carece de controle e supervisão, podem ocorrer problemas. Na Espanha, não creio que as autoridades sequer cogitaram esse assunto de maneira formal. É uma coisa complexa que requer tempo e recursos. É pouco conhecido. Talvez poderia ser encampado por uma região, mas a situação econômica atual é delicada e com os cortes de despesa em curso, seria muito difícil destinar recursos a qualquer coisa que não seja crítica” (ORNELAS, 2013).


Palavras-chave: ligações em desenvolvimento interinstitucional, moeda em valor, credibilidade


English: interinstitutional structuring in assets


Moedas sociais, bancos comunitários e outras iniciativas. Disponível em < http://www.bcb.gov.br/pre/microfinancas/anais_I_forum_inclusao_financeira%20indd.pdf >. Acesso em 6 jan. 2015.

ORNELAS, Andrea. Moedas sociais para enfrentar a crise, 17. Julho 2013. Disponível em < http://www.swissinfo.ch/por/moedas-sociais-para-enfrentar-a-crise/36440812 >. Acesso em 6 jan. 2015.

-- GregorioIvanoff - 12 Jan 2015
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback