Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.EscolasEmRegioesDeAprendizagemr1.6 - 16 Oct 2014 - 18:14 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Educação em liberdade


Segundo GRANT (2000), o movimento da qualidade total inclui duas suposições com implicações de gestão diferentes daquelas existentes na administração científica. Ambas as suposições favorecem a reflexão sobre o valor da organização em educação.

A primeira suposição é de que o conhecimento não é transferido com facilidade.

MAGGI (2004) reforça essa afirmação indicando que, por exemplo, ensinar não é transmitir. O valor envolvido no processo de aprendizagem é o de aprender no sentido de ajudar a aprender e de aprender a aprender. MAGGI cita BATESON (1972) reforçando o ajudar a aprender sobre o processo de aprendizagem.

MAGGI afirma que saberes, capacidades, atitudes e maneiras de ver "passam" de um sujeito para o outro, mas não porque são transmitidas. O autor afirma que se trata de um compartilhamento, devido a uma ação de aprendizagem. A aprendizagem pode ser apoiada, mesmo que não seja indispensável, pelas múltiplas formas do que chamamos de ensino (MAGGI, 2004).

A segunda suposição [implícita] do movimento da qualidade total é de que os seres humanos são inteligentes e capazes de aprender. Daí decorre a ênfase em treinamentos sobre processos estatísticos e solução de problemas.

O movimento da qualidade total favorece a transferência da tomada de decisões sobre as tarefas operacionais para as próprias pessoas que realizam estas tarefas.

GRANT (2001) afirma que a contribuição efetiva de abordagens apoiadas no conhecimento para a gestão e para a firma é prover uma perspectiva que possa aumentar, estender e possivelmente transformar as técnicas de gestão e as teorias existentes.


Processo: rotas em educação


Aprendizado e crescimento: regiões de aprendizagem em escolas


Palavras-chave: regiões de aprendizagem, filosofia da mente, educação em práticas sociais, tecnologias de informação e comunicação, tecnologias que educam, valor de troca, produção do conhecimento, práticas docentes, escolas


Keywords: learning areas, learning region, cognitive conflict, player types in games, #tqepearson


BATESON, G. The logical categories of learning and communication, and the acquisition of world views, em Steps of an ecology of mind. New York: Chandler Publishing Company, 1972

CARVALHO, F.C.A.; IVANOFF, G.B. Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em < http://www.pearson.com.br/acontece.asp?id_p=0&pag_id=49&acao_id=25&area_pai=40 >. Acesso em 10 out. 2009.

Raio X para novas práticas. Revista Educação, Edição 150. Disponível em < http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12778 >. Acesso em 26 out. 2009.

WINCH, Cristopher; GINGELL, John. Dicionário de Filosofia da Educação. São Paulo: Editora Contexto, 2007. Disponível em < http://criticanarede.com/html/dicfileducacao.html >.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Ao+ensinar+e+aprender+qual+o+valor+da+tecnologia&btnG=Pesquisar


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22ensinar+e+aprender%22+%22tecnologias+de+informa%C3%A7%C3%A3o+e+comunica%C3%A7%C3%A3o%22&btnG=Pesquisar&meta=&aq=f&oq=


Number of topics: 9


Persona

Number of topics: 10


Express

Number of topics: 8


Ágora

Number of topics: 2


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Escolas

-- GregorioIvanoff - 28 Jul 2012
to top


You are here: Ilanet > Organizacao > EscolasEmRegioesDeAprendizagem

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback