Equilíbrio entre ciência e tecnologia

A questão da resolução das controvérsias em economia

Eleutério F. S. Prado


http://www.econ.fea.usp.br/eleuterio/ArtigosPublicados/Quest-cont-PubRE.pdf


[...] o amplo campo dos estudos econômicos abrange três diferentes grandes áreas, as quais são não só dependentes entre si, mas também interpenetrantes até certo ponto. A primeira é a economia científica ou ciência econômica propriamente dita que busca desenvolver concepções teóricas para descrever, prever, explicar, controlar etc. os funcionamentos do sistema econômico, estudando assim as ações, as estruturas e as instituições com uma orientação prospectiva e um interesse técnico. A segunda grande área é a economia histórica que visa compreender sempre de novo seja o passado do sistema econômico seja o passado das idéias econômicas, mantendo uma orientação retrospectiva e um interesse hermenêutico. Finalmente, a terceira vem a ser a economia crítica que procurar revelar as aparências de verdade ou de correção normativa, ou seja, as ideologias do passado e do presente, movida por um interesse trans-histórico em justiça, liberdade e emancipação. [...]


Palavras-chave: mudança institucional, estruturas, economia


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=%22economia+cient%C3%ADfica%22&lr=

-- GregorioIvanoff - 20 Apr 2008

Revision: r1.5 - 12 Aug 2023 - 23:13 - GregorioIvanoff
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback