Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.DesenvolvimentoInstitucionalSustentavelr1.45 - 21 Sep 2021 - 22:18 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Atenção: Ilanet é um site de pesquisa e esta é a área [semi-eixo] dedicada aos assuntos da comunidade. Qualquer registro feito aqui tem como objetivo atender interesses específicos. A Ilanet opera em um ambiente wiki e as modificações devem vir de um número significativo de indivíduos, entidades e instituições.

Sugestões


O valor da ação interagência para o desenvolvimento institucional sustentável


Ação interagência e desenvolvimento institucional sustentável


A qualidade do desenvolvimento econômico é apenas mais um dos aspectos a ser levado em conta quando o objetivo maior é o desenvolvimento sustentável.

O objetivo deste texto é explorar o valor do conceito de ação interagência para uma categoria específica de desenvolvimento que integra mas não se restringe aos conceitos de desenvolvimento econômico e desenvolvimento sustentável.

Para tornar a atividade de exploração mais focada, optou-se por abordar a questão do desenvolvimento institucional sustentável. Os esfoços foram focados sobre a questão das instituições, que, entende-se, envolve os empreendimentos, mas não se limita a ambos.

A ação interagência é considerada como a ação que envolve os aspectos de cooperação, colaboração, coordenação, competição e conflito; e, a possibilidade de múltiplas agências entendidas como indivíduos e coletivos, empreendimentos ou, eventualmente, algumas categorias de instituições. Neste texto, a ação interagência não necessariamente se institucionaliza como uma nova agência.

A produção acadêmica em língua portuguesa sobre os conceitos de ação interagência e de desenvolvimento institucional sustentável é reduzida, o que implica na necessidade de estabelecer iniciativas de criação do conhecimento.

O processo de criação do conhecimento se beneficia do estabelecimento de uma visão do conhecimento, que, por sua vez, pode levar em conta a questão do valor ou do valor institucional.


Uma visão do conhecimento sobre o desenvolvimento institucional sustentável


Democracia, estado social de direito, cidadania, trabalho e valores econômicos e financeiros são, nesse sentido, considerados como valores para o desenvolvimento institucional sustentável. Outros valores, em uma possível visão do conhecimento sobre o desenvolvimento institucional sustentável, são:

TORO (2006) aborda vários destes temas quando trata da questão da articulação social.

Referências sobre o desenvolvimento institucional sustentável, em língua portuguesa, são também encontradas em sites da Comunidade Européia.

Devem ser levadas em conta também, como referências, a centralidade, a incerteza, a autonomia e a auto-orientação do sujeito-agente no processo de ação e decisão, a gestão da dinâmica e a dinâmica organizacional, a instabilidade da agência em instituições e a incorporação de valores institucionais, a comunicação da ação interagência, a necessidade de análise de sustentabilidade em sistemas de conhecimento.


Promoção do desenvolvimento institucional sustentável pela ação interagência


Para a promoção do desenvolvimento institucional sustentável argumenta-se que conceitos objetivos (como dados, informações e conhecimentos) e conceitos subjetivos (como personalidade, agência, individualização, institucionalização) devam ser considerados como ativos estratégicos de indivíduos e coletivos.

As seguintes propostas podem ser levadas em conta quando se pretende estabelecer os fundamentos para o conceito de desenvolvimento institucional sustentável:

  • Variabilidade em coletivos: O aumento da incerteza nos mercados e na sociedade aumenta a variabilidade em coletivos, seja internamente, seja externamente;
  • Escolhas de alternativas: Maior incerteza implica em aumento na necessidade de fazer escolhas e, ainda, dentre um número maior de alternativas;
  • Diferentes maneiras de ver a organização: Existem diferentes pontos de vista e maneiras de ver os coletivos - nem sempre os coletivos são iguais, tanto na forma como no tempo;
  • Organização vista como processo: Um dos pontos de vista para a análise organizacional é adotar a abordagem de processos de ação e decisão (MAGGI; 2006);
  • Bem-estar: Quanto maior a congruência das alternativas de escolha, maior o bem-estar dos sujeitos envolvidos;
  • Conhecimento e ação social: A crescente importância do conhecimento e da ação social

A busca por sub-categorias do conceito de desenvolvimento institucional sustentável deve permitir a identificação de outros fundamentos.


Consequências da ação interagência para o desenvolvimento institucional sustentável


Algumas consequências do avanço da qualidade do desenvolvimento institucional sustentável são a própria sustentabilidade, a mobilidade incluindo a mobilidade social, a mobilidade no trabalho e a mobilidade urbana, os novos indicadores de riqueza (DOWBOR, 3o. Encontro de Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, 2008), a representação na economia do conhecimento, as redes de colaboração, as interfaces organizacionais e as cidades saudáveis.


Processo: estratégia de desenvolvimento


Aprendizado e crescimento: ação em análise


Palavras-chave: conduta em produção, soluções em mobilidade, qualidade em serviços, modelos de desenvolvimento, código de conduta, relações interinstitucionais, reorganização urbana, desenvolvimento regional, desenvolvimento institucional, ação interagência, ação social, beneficiários, congruência, alternativas, iniciativas, modelos, análise, evento


Keywords: certification in governance, interagency action, governance


Brasil: instituições brasileiras em pluralismo, redução do Custo Brasil


Resultados: abertura da Copa do Mundo, valor dos direitos humanos


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=valor+%22desenvolvimento+institucional+sustent%C3%A1vel%22+a%C3%A7%C3%A3o+inter+ag%C3%AAncia+din%C3%A2mica+organiza%C3%A7%C3%A3o&btnG=Pesquisar


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=valor+%22desenvolvimento+institucional+sustent%C3%A1vel%22+europa+ac%C3%A7%C3%A3o+inter+ag%C3%AAncia&btnG=Pesquisar


[17 jul. 2018] Um teste é realizado para ampliar o conceito de empreendimentos para coletivos.

[16 jul. 2018] Um teste de revisão do texto é realizado para substituir o termo organizações pelo termo empreendimentos. Uma possibilidade descartada é a substituição de organizações por entidades. O termo instituições pode ter semântica muito diferente. Priorizando a proposta teórica que considera a organização como processo, o termo organizações perde ênfase ou é desconsiderado.


Number of topics: 46


Express

Number of topics: 14


Ágora

Number of topics: 6


Persona

Number of topics: 8


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 07 Nov 2008
to top


You are here: Ilanet > Programas > ConhecimentoEmProgramaEducacional > DesenvolvimentoInstitucional > DesenvolvimentoInstitucionalSustentavel

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback