Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.DesenvolvimentoInstitucionalSustentavelr1.34 - 19 Jul 2018 - 12:18 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Este texto está em revisão, para coordenação e revisão de consistência de conceitos, categorias, propriedades, dimensões e relações.


O valor da ação interagência para o desenvolvimento institucional sustentável


Ação interagência e desenvolvimento institucional sustentável


A qualidade do desenvolvimento econômico é apenas mais um dos aspectos a ser levado em conta quando o objetivo maior é o desenvolvimento sustentável.

O objetivo deste texto é explorar o valor do conceito de ação interagência para uma categoria específica de desenvolvimento que integra mas não se restringe aos conceitos de desenvolvimento econômico e desenvolvimento sustentável.

Para tornar a atividade de exploração mais focada, optou-se por abordar a questão do desenvolvimento institucional sustentável. Os esfoços foram focados sobre a questão das instituições, que, entende-se, envolve os empreendimentos, mas não se limita a ambos.

A ação interagência é considerada como a ação que envolve os aspectos de cooperação, colaboração, coordenação, competição e conflito; e, a possibilidade de múltiplas agências entendidas como indivíduos e coletivos, empreendimentos ou, eventualmente, algumas categorias de instituições. Neste texto, a ação interagência não necessariamente se institucionaliza como uma nova agência.

A produção acadêmica em língua portuguesa sobre os conceitos de ação interagência e de desenvolvimento institucional sustentável é reduzida, o que implica na necessidade de estabelecer iniciativas de criação do conhecimento.

O processo de criação do conhecimento se beneficia do estabelecimento de uma visão do conhecimento, que, por sua vez, pode levar em conta a questão do valor ou do valor institucional.


Uma visão do conhecimento sobre o desenvolvimento institucional sustentável


Democracia, estado social de direito, cidadania, trabalho e valores econômicos e financeiros são, nesse sentido, considerados como valores para o desenvolvimento institucional sustentável. Outros valores, em uma possível visão do conhecimento sobre o desenvolvimento institucional sustentável, são:

TORO (2006) aborda vários destes temas quando trata da questão da articulação social.

Referências sobre o desenvolvimento institucional sustentável, em língua portuguesa, são também encontradas em sites da Comunidade Européia.

Devem ser levadas em conta também, como referências, a centralidade, a incerteza, a autonomia e a auto-orientação do sujeito-agente no processo de ação e decisão, a gestão da dinâmica e a dinâmica organizacional, a instabilidade da agência em instituições e a incorporação de valores institucionais, a comunicação da ação interagência, a necessidade de análise de sustentabilidade em sistemas de conhecimento.


Promoção do desenvolvimento institucional sustentável pela ação interagência


Para a promoção do desenvolvimento institucional sustentável argumenta-se que conceitos objetivos (como dados, informações e conhecimentos) e conceitos subjetivos (como personalidade, agência, individualização, institucionalização) devam ser considerados como ativos estratégicos de indivíduos e coletivos.

As seguintes propostas podem ser levadas em conta quando se pretende estabelecer os fundamentos para o conceito de desenvolvimento institucional sustentável:

  • Variabilidade em coletivos: O aumento da incerteza nos mercados e na sociedade aumenta a variabilidade em coletivos, seja internamente, seja externamente;
  • Escolhas de alternativas: Maior incerteza implica em aumento na necessidade de fazer escolhas e, ainda, dentre um número maior de alternativas;
  • Diferentes maneiras de ver a organização: Existem diferentes pontos de vista e maneiras de ver os coletivos - nem sempre os coletivos são iguais, tanto na forma como no tempo;
  • Organização vista como processo: Um dos pontos de vista para a análise organizacional é adotar a abordagem de processos de ação e decisão (MAGGI; 2006);
  • Bem-estar: Quanto maior a congruência das alternativas de escolha, maior o bem-estar dos sujeitos envolvidos;
  • Conhecimento e ação social: A crescente importância do conhecimento e da ação social

A busca por sub-categorias do conceito de desenvolvimento institucional sustentável deve permitir a identificação de outros fundamentos.


Consequências da ação interagência para o desenvolvimento institucional sustentável


Algumas consequências do avanço da qualidade do desenvolvimento institucional sustentável são a própria sustentabilidade, a mobilidade incluindo a mobilidade social, a mobilidade no trabalho e a mobilidade urbana, os novos indicadores de riqueza (DOWBOR, 3o. Encontro de Arranjos Produtivos Locais do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, 2008), a representação na economia do conhecimento, as redes de colaboração, as interfaces organizacionais e as cidades saudáveis.


[17 jul. 2018] Um teste é realizado para ampliar o conceito de empreendimentos para coletivos.

[16 jul. 2018] Um teste de revisão do texto é realizado para substituir o termo organizações pelo termos empreendimentos. Uma possibilidade descartada é a substituição de organizações por entidades. O termos instituições pode ter semântica muito diferente. Priorizando a proposta teórica que considera a organização como processo, o termo organizações perde ênfase ou é desconsiderado.


Palavras-chave: soluções em mobilidade, qualidade em serviços, modelos de desenvolvimento, código de conduta, relações interinstitucionais, reorganização urbana, desenvolvimento regional, desenvolvimento institucional, ação interagência, ação social


Keywords: certification in governance, interagency action, governance


Brasil: instituições brasileiras em pluralismo, redução do Custo Brasil


Resultados: abertura da Copa do Mundo, valor dos direitos humanos


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=valor+%22desenvolvimento+institucional+sustent%C3%A1vel%22+a%C3%A7%C3%A3o+inter+ag%C3%AAncia+din%C3%A2mica+organiza%C3%A7%C3%A3o&btnG=Pesquisar


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=valor+%22desenvolvimento+institucional+sustent%C3%A1vel%22+europa+ac%C3%A7%C3%A3o+inter+ag%C3%AAncia&btnG=Pesquisar


Number of topics: 46


Express

Number of topics: 14


Ágora

Number of topics: 6


Persona

Number of topics: 8


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 07 Nov 2008
to top


You are here: Ilanet > Programas > ConhecimentoEmProgramaEducacional > DesenvolvimentoInstitucional > DesenvolvimentoInstitucionalSustentavel

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback