ILAnet


JOVAED 2015 Confronto!: Qual o valor dos seus resultados com o desenvolvimento em normas sociais? Certifique seus resultados em um jogo sério sobre o desenvolvimento em normas sociais. A certificação favorece a composição de uma imagem global sobre produção e resgates de capital social! Queremos identificar também que mudança e contribuição de escolas sobre resultados com o desenvolvimento em normas sociais? 27 abr. 2015. Acesse informações e resultados sobre a atividade na página do evento. Disponível em < https://docs.google.com/document/d/1W6V3GCfi1oHponeHen5AdH9ZSzwVFv9VipfFis3VT8A/pub >. Acesso em 8 mai. 2015.


Qual o valor dos seus resultados com o desenvolvimento em normas sociais?


Texto de responsabilidade de Luis Fernando Silva


Do Conflito


Em particular ao ocorrido com a pretensa cátedra de Foucault na PUC SP, e sua negativa pela instituição mantenedora, cabe, permitam, o pensamento do sociólogo Luiz Eduardo Soares aposto em seu texto "Políticas das Ciências Sociais: Armadilhas do heroísmo esquecido de si", publicado na Revista Brasileira de Ciências Sociais, volume 13, nº 36, qual seja:

"Enquanto, no momento carismático, heroico e fundacional, o foco central era a resistência contra a ditadura e a construção da democracia, no momento da rotinização, o foco tenderá a ser demarcação corporativa das profissões, das carreiras e suas respectivas posições de poder, nos marcos da ampla disputa pela imposição das normas de juízo e de indução. [...] De todo modo, mais e mais seremos levados a esquecer a vocação ético-politica do momento fundador, em que afirmávamos nossos compromissos com os rumos de nosso país e de nossa cultura, para nos fixarmos na matéria corporativa e nas disputas de regulamentação ou de vigilância epistemológica."

Texto publicado em fevereiro de 1998, mostra-se infelizmente atualizadíssimo e pertinente, ao analisar os caminhos/descaminhos da pós graduação nacional. O Professor Luiz Eduardo é autor da obra "Meu Casaco de General", onde narra sua experiência na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, nos trazendo a problemática do conflito social em sua natureza mais bruta.

Pertinente ao objeto de nosso exame, me permito trazer o pensamento de Gianfranco Pasquino (1):

"A ligação entre conflitos e mudanças, quer na esfera social, quer na esfera política e internacional, é clara e indiscutível. Naturalmente, daí não se segue absolutamente que todas as mudanças decorrentes dos conflitos tenham sinal positivo, indiquem melhoramentos e produzam maior adesão aos valores da justiça, da liberdade e da igualdade. Todavia, onde os conflitos são suprimidos ou desviados ou não chegam a se realizar, a sociedade estagna e se enfraquece e sua decadência se torna inevitável.

Sem precisar concordar plenamente com a conclusão de Dahrendorf, baseada no Iluminismo, segundo a qual "no Conflito se esconde o germe criativo de toda a sociedade e a possibilidade de liberdade, mas ao mesmo tempo a exigência de um domínio e controle racional das coisas humanas", fica claro que as sociedades conflituais sabem acionar mecanismos de adaptação, da auto-regulagem e de mudança de que as sociedades consideradas consensuais (com consenso conformista ou coacto) são carentes, carência que é gravemente prejudicial para elas.

Segundo alguns autores, o Conflito, se institucionalizado, de fenômeno destruidor se torna 'parte integrante do modo de funcionar cotidiano da sociedade', a partir do momento em que ele desempenha as funções de 'tornar explicitas as razões que dividem os grupos que se contrapõem', de 'por em claro as reivindicações, expondo-as às pressões da opinião pública e ao controle social', de 'apressar uma rápida solução das controvérsias', de 'concorrer para estabilizar a estrutura social, fazendo emergir a identidade dos grupos detentores de poder nos pontos estratégicos da sociedade.'

O Conflito, então, não é eliminado, mas canalizado e transformado em fator de estabilização."


Processo: estratégia de desenvolvimento


Aprendizado e crescimento: pensamento em maturidade


Palavras-chave: normas sociais em grupos, valor em normas sociais, mudança social em normas, capital social em educação, conflito em normas sociais, capital social em resultados, resultados em normas sociais, política em resultados, liberdade em segurança, identidade em grupos, consenso conformista, opinião pública, normas sociais, mudanças, conflitos, atividade, grupos, Índia


Bibliografia relacionada com o texto


1 - BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola - DICIONÁRIO DE POLÍTICA - Universidade de Brasília Editora, 2003, Brasilia.


A humanidade continua extremamente desigual apesar de impressionante progresso, diz relatório do PNUD: Cerca de 40% da riqueza do mundo estão concentrados nas mãos de uma fatia de apenas 1% da população mundial mais rica, PNUD, ONU Brasil. Disponível em < http://www.pnud.org.br/Noticia.aspx?id=3799 >. Acesso em 13 mai 2015.

Especial Socioemocionais: Saiba o que são e como desenvolver competências socioemocionais a partir de experiências e recomendações voltadas a preparar os alunos para enfrentar os desafios do século 21. Desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Disponível em < http://www.porvir.org/especiais/socioemocionais/ >. Acesso em 20 mai. 2015.

OLIVEIRA FILHO, Sérgio Willian de Castro. Diversão e Perdição: Jogos de azar na construção discursiva de estrangeiros protestantes no Ceará oitocentista. Civilização e Contemporaneidade. XII Simpósio Internacional Processo Civilizador, UFC, CAPES, Recife, Brasil, 10, 11, 12 e 13 de novembro de 2009. Disponível em < http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais12/artigos/pdfs/comunicacoes/C_Oliveira_Filho.pdf >. Acesso em 13 mai. 2015.

Universidad de padres. Available from < http://universidaddepadres.es/ >. access on 20 May 2015.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+desenvolvimento+%22em+normas+sociais%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 85


Express

Number of topics: 8


Ágora

Number of topics: 3


Persona

Number of topics: 3


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade


Usuários ou grupos com permissão para mudar este tópico: ThinkingGroup

-- GregorioIvanoff - 23 Apr 2015

Revision: r1.22 - 26 Feb 2021 - 16:38 - GregorioIvanoff
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback