Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.ConstrucaoDeConfiancar1.16 - 14 Aug 2020 - 12:11 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Construção de confiança: A quem e como serve o gestor de conhecimento?


Jornal Evolução - Publicação oficial do Instituto de Engenharia, ano XXIII, no. 60, março de 2004

Segundo STEWART (1998), um ‘chief knowledge officer – CKO’, ou executivo de conhecimento, desempenha duas atividades: coleção e conexão. A sua ênfase varia de empresa para empresa. Em geral, quanto mais descentralizada uma empresa maior a importância da conexão.

CKO, CLO (chief learning officer), CIO (chief information officer)? Quais são as diferenças? Segundo STEWART, os CLO’s ou ‘executivos de educação corporativa’ têm foco em recursos humanos e tendem a falar de treinamento, desenvolvimento de lideranças e gestão de mudanças. Os CKO’s, por sua vez, falam de alavancar o capital intelectual, a produtividade do trabalhador do conhecimento e as redes. Os CIO’s são mais conhecidos.

Outras visões conhecidas para papéis da gestão de conhecimento são agentes, ativistas, especialistas e os próprios trabalhadores do conhecimento.

Todas essas visões consideram o modelo vigente de negócios das empresas que continua fortemente apoiado na economia de transações e na avaliação de desempenho de custo e valor final de venda de produtos e serviços (ZUBOFF e MAXMIN, 2003).

O consumidor final, por sua vez, tem familiaridade na contratação de ‘gestores de conhecimento’. Médicos, advogados, professores, despachantes, agentes de viagem, corretores e muitos outros são papéis com seu valor bem estabelecido na sociedade.

Segundo STEWART (2001, p. 238), nas organizações tradicionais, organogramas definem mais que relações hierárquicas, reforçando ou substituindo a confiança interpessoal.

Em situações onde prevalece o ambiente de redes, entretanto, as relações dependem muito mais da cooperação do que do controle. A cooperação, por sua vez, depende da confiança.

E como se cria um clima de confiança em organizações ou em situações mais intensivas em conhecimento?

Ao tentar uma alternativa de resposta a essa questão, STEWART (2001, p. 240) propõe a promoção de componentes de apoio para o incentivo ao comportamento confiável. Esses componentes de apoio são:

  • Competência – quando a capacidade em desenvolver a tarefa desejada é reconhecida;
  • Comunidade – onde o trabalho e particularmente a aprendizagem ocorrem e a competência é validada;
  • Compromisso – onde são alinhadas expectativas pessoais e empresariais;
  • Comunicação – desenvolvendo a verdade e considerando que o mercado sempre sabe mais que as empresas sobre seus próprios produtos;
  • Compensação – pagando dividendos pela confiança como fonte de vantagem competitiva.

Como tudo na gestão de conhecimento, os papéis de gestores e trabalhadores ainda precisam de maior elaboração. A promoção do comportamento confiável, entretanto, é uma atividade importante em qualquer caso.

STEWART, Thomas (Jan 12, 1998). “Is This Job Really Necessary?”, Fortune, pp. 72-73.

STEWART, Thomas (2001) The Wealth of Knowledge. New York: Currency Doubleday

ZUBOFF, Shoshana, James MAXMIN (2003) O Novo Jogo dos Negócios. Rio de Janeiro: Campus


Processo: confiança em conhecimento


Aprendizado e crescimento: organização em análise, competência


Palavras-chave: resultados em normas sociais, arranjos produtivos locais, congruência em organização, produção em conhecimento, tecnologias em estruturação, congruência em jogos, tecnologia em organização, epistemologia nietszcheana, auto-disciplina, auto-confiança, desempenho, organização, liderança, autonomia, confiança


Keywords: network games, confidence management, trust management


Resultados: gestão do conhecimento, GetGC 2005, GetGC


Paola Tucunduva. Disponível em < https://www.facebook.com/ApresentadoraPaolatucunduva >. Acesso em 30 jul. 2015.

TUCUNDUVA, Paola. Como enfrentar e vencer seus medos. Disponível em < https://youtu.be/m8m-4_WN0Vg >. Acesso em 30 jul. 2015.

TUCUNDUVA, Paola. O que a confiança tem a ver com o sucesso do empreendedor? 28 de julho 2015. Disponível em < http://www.paolatucunduva.com.br/blog/2015/07/28/o-que-a-confianca-tem-a-ver-com-o-sucesso-do-empreendedor/ >. Acesso em 30 jul. 2015.


Number of topics: 22


Express

Number of topics: 3


Ágora

Number of topics: 10


Persona

Number of topics: 3


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 03 Mar 2004
to top


You are here: Ilanet > GetGC > PlanoDeEstudosDoGetGC > AgendaReunioesGetgcPucSp2004 > ConstrucaoDeConfianca

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback